Nomeação: Padre Quintino Trinchete é o novo Vigário Forâneo de Almada

Padre Quintino Trinchete - Cópia

O Cardeal D. Américo Aguiar nomeou o Padre Quintino Manuel Trinchete, Pároco de Cacilhas, como novo Vigário Forâneo de Almada, em substituição do Padre Carlos Filipe Lopes Ramos da Silva.

O sacerdote, de 42 anos, foi ordenado a 8 de dezembro de 2012. É Pároco de Cacilhas (Nossa Senhora do Bom Sucesso) e Vigário Paroquial de Almada e Pragal.

De acordo com os Estatutos das Vigararias e dos Vigários Forâneos da Diocese de Setúbal, as funções genéricas dos Vigários Forâneos são: de carácter pastoral; de acompanhamento e apoio fraterno aos clérigos da vigararia; de disciplina litúrgica; e de carácter administrativo.

Decreto de nomeação

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Atendendo à necessidade de prover à coordenação da Vigararia de Almada, devido ao pedido de substituição do Pe. Carlos Filipe Lopes Ramos da Silva, por não estar integrado na pastoral paroquial, tendo auscultado o clero desta Vigararia e, de acordo com o previsto nas normas canónicas e diocesanas e, prescrito nas normativas dos Estatutos das Vigararias e dos Vigários Forâneos:

Nomeio Vigário Forâneo da Vigararia de Almada,

o Pe. Quintino Manuel Trinchete,

a fim de completar o quinquénio iniciado a 23 de maio de 2021.

Com esta nomeação o Pe. Quintino Manuel Trinchete mantém as outras funções para as quais está nomeado.

Que o Senhor ilumine e fortaleça com o Seu Espírito este seu Presbítero, para que desempenhe com disponibilidade e dedicação a missão que lhe é confiada, velando pela comunhão fraterna dos irmãos Presbíteros e Diáconos, promovendo, com eles, a participação e a sinodalidade dos ministérios laicais e incentivando a todos no anúncio missionário do Evangelho.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 04 de dezembro de 2023.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler