comprehensive-camels

Pastoral Universitária: D. Américo Aguiar participou na apresentação do novo Núcleo de Estudantes Católicos da Egas Moniz no Monte de Caparica

20231213-pastoral-universitaria-almada-nec-egas-moniz (7)

No passado dia 6 de dezembro, D. Américo Aguiar presidiu à Eucaristia na Paróquia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, com o intuito de dar graças pelos dez anos de Missão País na Escola Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e para apresentar o NEC (Núcleo de Estudantes Católicos) à comunidade académica, depois do reconhecimento oficial por parte dos órgãos de gestão da cooperativa de ensino superior.

Decorreu, de seguida, no auditório principal da faculdade, a apresentação dos 10 anos de vida da Missão País na instituição e daquilo que se perfila no horizonte para o futuro da pastoral universitária, com a constituição do NEC. Organizado pela sua direção, presidida pela Marta Barrote e tendo como vice-presidente a Joana Dileone, e com a colaboração estreita do Prof. António Delgado, permitiu-se que se refletisse um pouco em torno da presença da Missão País e da pastoral universitária.

Assim, usou da palavra o Bispo de Setúbal bem como as autoridades académicas e os responsáveis do evento, tendo se ouvido, a finalizar, três testemunhos. Para além do Cardeal D. Américo e das autoridades académicas da Egas Moniz — como os professores Gil Alcoforado, José João Mendes e Miguel Correia — participou no evento um significativo número de outros professores, colaboradores e alunos. Estiveram ainda presentes os padres Pedro Quintela e Afonso Pereira, responsáveis da Pastoral Universitária no Pólo de Almada.

A Egas Moniz é uma cooperativa de ensino superior na área da saúde constituída por dois estabelecimentos de ensino superior, o Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) e a Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM). O polo universitário encontra-se no Monte de Caparica.

Padre Pedro Quintela, Pastoral Universitária – Pólo de Almada

 
Partilhe nas redes sociais!
13 de Dezembro de 2023