comprehensive-camels

D. Américo Aguiar recebeu Medalha D. Nuno Álvares Pereira, da Guarda Nacional Republicana

20231214-medalha-d-nuno-alvares-pereira-d-americo-aguiar-guarda-nacional-republicana (6)

D. Américo Aguiar foi agraciado esta quarta-feira, 13 de dezembro, com a Medalha D. Nuno Álvares Pereira – Mérito da Guarda Nacional Republicana.

O galardão foi entregue ao Bispo de Setúbal pelo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso.

A cerimónia aconteceu durante uma visita efetuada pelo Cardeal D. Américo Aguiar ao Comando-Geral da Guarda, situado no Quartel do Carmo, em Lisboa. Anteriormente, o prelado concelebrou com o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na Missa de Natal da Guarda Nacional Republicana, na Basílica dos Mártires, em Lisboa.

A Medalha de D. Nuno Álvares Pereira – Mérito da Guarda Nacional Republicana é uma medalha militar portuguesa, criada a 7 de Outubro de 2009, que se destina “a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Guarda Nacional Republicana”, conforme o regulamento da medalha militar.

Esta medalha alude à figura de D. Nuno Álvares Pereira, Santo Condestável de Portugal, expoente ímpar da história militar e paralelamente um dos maiores exemplos de despojamento material, de solidariedade e entrega à causa dos mais carenciados. Após a morte da sua mulher, tornou-se carmelita, tomando o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Entrou para o Convento do Carmo, por si fundado em 1389, onde residiu, professou e faleceu em 1431.

Também conhecido como o Santo Condestável, formalmente São Nuno de Santa Maria ou simplesmente Nun’Álvares, foi canonizado pelo Papa Bento XVI a 26 de abril de 2009 e a sua festa é a 6 de novembro.

JM

Fotos: Guarda Nacional Republicana

Partilhe nas redes sociais!
14 de Dezembro de 2023