Sínodo: Conferência Episcopal Portuguesa apresenta orientações para comunidades católicas

20231028_sinodo_bispos_2609-Aprimorado-NR

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou esta quarta-feira orientações para a continuidade do processo sinodal nas comunidades católicas, pedindo que as dioceses enviem novos contributos até fim de março de 2024.

Os bispos propõem que cada diocese “promova uma consulta junto dos órgãos que achar mais conveniente”, precisando que “não se trata de fazer uma consulta alargada como na primeira fase do processo sinodal”.

A CEP sugere que esse trabalho seja coordenado pela Equipa Sinodal de cada diocese, “a partir, sobretudo dos capítulos 8-12, 16 e 18 do relatório de síntese”, orientado pela questão fundamental ‘Como ser Igreja Sinodal em Missão?’.

O Conselho Permanente do episcopado português assinala que cada diocese pode enviar à CEP “um breve testemunho do trabalho realizado e das experiências vividas (máximo de duas páginas), partilhando uma boa prática que considere significativa para fazer crescer um dinamismo sinodal missionário”.

Na primeira semana de abril, a Equipa Sinodal da CEP vai sintetizar a reflexão de todas as Dioceses em oito páginas, como solicitado pela Santa Sé, e esse texto-síntese “será apreciado e aprovado na Assembleia Plenária da CEP, de 8 a 11 de abril de 2024”.

O Vaticano apresentou esta terça-feira um conjunto de orientações para os meses que precedem a segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que apela à mobilização das comunidades católicas.

O documento convida a cada Igreja local “a efetuar uma nova consulta, determinando as modalidades concretas com base no que parece possível no tempo disponível”.

Os trabalhos da primeira sessão desta Assembleia, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’, decorreram entre 4 e 29 de outubro, tendo aprovado um documento de síntese; a segunda etapa vai decorrer em outubro de 2024, com os mesmos participantes.

A Conferência Episcopal Portuguesa esteve representada por D. José Ornelas, presidente da CEP, e D. Virgílio Antunes, vice-presidente do organismo.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Indicações do Secretariado Geral do Sínodo. Consulte aqui »

Indicações da Conferência Episcopal Portuguesa. Consulte aqui »

Agência Ecclesia

Foto: Ricardo Perna