Academia Fé e Cultura: inscrições abertas para módulo sobre o Livro do Êxodo

20240103-academia-fe-cultura-Exodo-2024-site-diocese

A saída do povo de Israel do Egipto permanece na memória coletiva ocidental como um dos eventos mais marcantes de libertação e luta contra a tirania.  A Academia Fé e Cultura dará continuidade ao estudo dos textos bíblicos, agora com o aprofundamento do livro do Êxodo, do Antigo Testamento.

“Êxodo: da escravidão ao serviço” será ministrado pelo Padre Daniel Nascimento entre 29 de janeiro e 18 de março, em formato exclusivamente online, via plataforma ZOOM. A formação decorrerá às segundas-feiras, entre as 21h00 e as 22h30.

Esta ação formativa dirige-se a todos os diocesanos, leigos ou consagrados.

Módulo II – “Êxodo: da escravidão ao serviço”

A saída do povo de Israel do Egipto permanece na memória coletiva ocidental como um dos eventos mais marcantes de libertação e luta contra a tirania. Na Bíblia constitui, de facto, um evento absolutamente central, tanto no Antigo Testamento como também no Novo Testamento.

Nestes encontros, pretende-se fazer um percurso de leitura pelos livros bíblicos que nos narram o caminho deste povo donde provém o Salvador, de forma a melhor entender como a profissão de fé num Deus libertador se concretiza em várias dimensões da vida humana.

• Formador: Padre Daniel Nascimento
  • Datas: 29 de janeiro; 5 e 19 de fevereiro; 4, 11 e 18 de março
  • Horário: Segundas-feiras das 21h00 às 22h30
  • Modalidade: Exclusivamente online, via plataforma Zoom
  • Prazo de inscrição: 25 de janeiro

O formador

O Padre Daniel Nascimento é sacerdote da Diocese de Setúbal. É doutorando em Ciências Bíblicas e Arqueologia no Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém. Integra o corpo docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e faz parte da equipa coordenadora da Academia Fé e Cultura. Atualmente é também Delegado Episcopal para a Formação Permanente do Clero.

Inscrições

As inscrições decorrem em formulário online até 25 de janeiro: https://bit.ly/Academia-Fe-Cultura-Exodo-Inscricoes-2024.

Os custos da formação são suportados pelo próprio formando a título de donativo, estimando-se um valor de 30€ por módulo. Dados para envio do donativo por transferência bancária:

• Entidade: Seminário Diocesano de Setúbal
  • IBAN:  PT50 0007 0000 0086 2275 1962 3 (Novo Banco)

Caso pretenda um recibo de donativo, deve indicar o Número de Identificação Fiscal (NIF) e a morada no formulário de inscrição. O comprovativo de transferência deve ser enviado para academiafecultura@diocese-setubal.pt com indicação do nome do formando.

A Academia Fé e Cultura

Academia Fé e Cultura (AFC), em desenvolvimento na Diocese de Setúbal, tem como objetivo oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

Em versão piloto, este projeto diocesano teve início em 2022 com os módulos: “Evangelho de São Lucas”, orientado pelo Padre João Lourenço e “História da Igreja de Setúbal”, ministrado pelo Padre Francisco Mendes.

A proposta da AFC para o ano formativo 2022/2023, teve inicio com o módulo “Arte e Património Sacro: ver, ler e compreender”, ministrado pelo Padre Casimiro Henriques, pela Dr.ª Joana Rosário e pela Arq.ª Cristina Branco. Já em 2023, o Padre Daniel Nascimento proporcionou a realização de um novo módulo com o tema “O Livro do Génesis. Em março e abril de 2023, decorreu o módulo “Mistério de Deus”, ministrado pelo Padre José Manuel Cachaço.

No ano pastoral 2023/2024, já se realizou um módulo sobre Antropologia Teológica, com o título “O que é o Homem?”, orientado pelo Padre António Martins.

Para mais informações sobre a Academia Fé e Cultura, contactar academiafecultura@diocese-setubal.pt

Academia Fé e Cultura

03 de Janeiro de 2024