comprehensive-camels

Sesimbra: Centro de Estudos Culturais e de Ação Social Raio de Luz celebrou 44 anos com a presença de D. Américo Aguiar

20231229-raio-de-luz-44-aniversario (2)

No passado dia 16 de dezembro, o Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz celebrou o seu 44.º aniversário, com uma Eucaristia presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, na Igreja da Corredoura (Castelo de Sesimbra).

44 anos é uma idade já com algum peso no funcionamento de uma instituição como o Raio de Luz, uma instituição que ao longo desses 44 anos tem granjeado o apoio de muita gente e que tem mantido um crescimento constante materializando os sonhos em realidade.

O dia e programa comemorativo iniciou-se pela manhã com a celebração da missa na igreja da Corredoura presidida D. Américo Aguiar, acompanhado pelo Párocos da Freguesia do Castelo, Sesimbra, Padre Eduardo Nobre e outros sacerdotes.

Foi um momento de grande significado não só pelo reencontro com as tradições do Centro e com as suas origens mas, igualmente, pela presença do guia espiritual da Diocese de Setúbal, uma honra que dificilmente o tempo apagará da nossa memória.

Estiveram presentes na celebração, para além dos corpos gerentes do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, o Presidente da Assembleia Municipal, João Narciso, a Presidente da Junta de Freguesia do Castelo Maria Manuel Gomes, José Lopes em representação da Junta de Freguesia de Santiago, Eugénio da Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, António Fidelino, Presidente da Direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, assim como o seu Comandante Ricardo Caleiro e elementos da corporação, e entidades do concelho e público em geral que não quiseram deixar de participar nesta celebração.

Na homilia, D. Américo Aguiar começou por saudar todos os presentes que aqui se reuniram para participar nesta Eucaristia e na acção de graças destes 44 anos da Instituição e pedir a bênção de Deus para os que se disponibilizam para constituir os seus órgãos sociais.

“Estamos aqui hoje no contexto de uma instituição que faz anos e que vai ter órgãos sociais novos ou reconduzidos, para dizer que temos de ter também o coração e a mente abertos porque o mundo não é o mesmo de há 44 anos. O que há 44 anos levou a criar e a fazer não é o mundo de hoje. As pessoas podem ser as mesmas, mas convençam-se que não estão com as mesmas possibilidades. Só têm mais 44 anos em cima. O que isso tem de positivo é sabedoria acumulada, mas também tem limitações que todos têm. E por isso nós temos de estar sempre atentos àquilo que são as realidades, aquilo que alguém dizia, os sinais do tempo. Em cada tempo, as necessidades, as respostas, o modo de responder, são totalmente diferentes.”

Fotos: Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz

O Bispo de Setúbal relembrou que estamos no Advento e que nesta semana somos convidados a estarmos a preparar os caminhos do Senhor.

“Se na semana anterior do Advento o convite era à vigilância, estar em alerta, estarmos vigilantes, agora o convite desta semana é preparai os caminhos do Senhor. E preparai porquê? Porque o Advento diz-nos para nós nos preparamos para um encontro com Cristo.”

“É certo que é o Natal, é a festa, mas acima de tudo interiormente, espiritualmente, o Advento quer-nos preparar para um encontro com Cristo e que um dia destes vai acontecer. Não há pressa nenhuma. Mas um dia vamos estar face a face com Cristo, independentemente daquilo que é o ponto de situação da nossa vida, se somos novos, se somos menos novos, se somos doentes, se somos saudáveis, de um momento para o outro estamos nós, olhos nos olhos, coração com coração com o próprio Deus. E esta semana convida a preparar.”

“E nós quando temos um encontro, cujo o qual temos visitas em casa, em princípio, aqui não acontece tanto disto, mas lá no norte acontece, nós arrumamos a casa, pomos o lixo debaixo do tapete, escondemos as vassouras atrás da porta, pomos não sei o quê atrás dos cortinados para as pessoas julgarem que tudo sempre assim bonito. Infelizmente não está, porque o dia a dia não o permite. Mas preparamos tudo. E o que esta semana o Advento diz é isso. É que cada um de nós se prepare para o encontro.”

“E quando falamos nos presentes, o Senhor nos diz é fazermo-nos presentes uns com os outros. Não é pôr uma fitinha a fazer de conta que somos um embrulho. É fazermo-nos presentes na vida das pessoas, no dia a dia das pessoas, gostarmos, termos carinho, estarmos preocupados, dizer uma palavra. É acima de tudo, estarmos presentes uns aos outros. E preparamo-nos para essa presença. Mas o mais importante de tudo é nós termos a consciência de que o Senhor nos pede para nos convertermos e convertermos em qualquer coisa melhor.”

D. Américo agradeceu a cada um o trabalho que fazem, o empenho e a dedicação à sociedade nas mais diversas tarefas, “sejam nos órgãos autárquicos, sejam na instituição Raio de Luz, sejam tantos outras que estais aqui, onde trabalhais onde pessoas que lutais, se entregam, que se dedicam, a começar pela própria família e os amigos e das várias instituições, dar graças a Deus pelo vosso trabalho que o senhor retribua mil por um tudo o que são as vossas canseiras, as vossas partilhas as vossas ajudas, mas pedir que o nosso Senhor também vos ajude a serem ainda melhores”.

“Convertamo-nos para que o Senhor possa verdadeiramente nascer nos nossos corações e olhar aqueles que já partiram e que fizeram parte desta instituição, fizeram parte da nossa família e fizeram parte das nossas relações mais próximas já lá diante de Deus interceda para que nós verdadeiramente nos passamos converter. Assim seja.”, finalizou D. Américo.

À saída da Igreja, o Grupo de Cantares Populares do Castelo de Sesimbra brindou a todos com um momento musical.

Na parte da tarde, decorreu no Auditório do Centro Cultural Raio de Luz, em Sampaio um concerto de Natal pela Escola de Música Raio de Luz, orientada pelo professor Diogo Sargedas, que apresentaram ao público presente a sua evolução musical fruto do trabalho desenvolvido nestes últimos meses.

Jornal “Raio de Luz”

Partilhe nas redes sociais!
29 de Dezembro de 2023