Nomeação: Padre Álvaro Lago é o novo Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal

20240105-nomeacao-bispo-de-setubal-janeiro-2024 (1)

O Padre Álvaro Artur Pinto do Lago, SDB, foi nomeado pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, como Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal, em substituição do Padre Fernando Maio de Paiva, recentemente nomeado Vigário Geral da Diocese de Setúbal.

Salesiano de Dom Bosco, nascido a 23 de julho de 1971, o Padre Álvaro Lago é natural do Monte Estoril – Cascais. Professou na Congregação Salesiana a 8 de setembro de 1990 e foi ordenado presbítero a 28 de janeiro de 2001. De 2001 até 2019, foi coordenador das atividades pastorais em colégios salesianos, primeiramente em Lisboa (de 2001 a 2006) e depois no Funchal (de 2006 a 2017). Entre 2017 e 2023 foi o Delegado para a Pastoral Juvenil da Província Salesiana de Portugal. Atualmente é Delegado Provincial para a Comunicação Social.

Na Diocese de Setúbal, é desde 2019 Pároco in solidum de São José (Setúbal), tendo em 2023 passado à qualidade de moderador. Entre 2021 e 2022 integrou o Conselho Presbiteral. É Assistente do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal e responsável da Pastoral do Ensino Superior no Polo Universitário de Setúbal.

Decreto de nomeação

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Em razão da nomeação do Pe. Fernando Maio de Paiva, para o ofício de Vigário Geral da Diocese de Setúbal, sendo necessário prover à nomeação um novo Vigário Forâneo, a fim de garantir a boa coordenação da Vigararia de Setúbal, tendo auscultado o clero desta Vigararia; de acordo com o que prescrevem as normas canónicas e diocesanas;

Nomeio Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal

o Rev.do Pe. Álvaro Artur Pinto do Lago, SDB,

para completar o mandato com início em maio de 2021.

Feito em duplicado, sendo um exemplar para o nomeado e outro para arquivo da Cúria diocesana.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 08 de janeiro de 2024, Festa do Batismo do Senhor.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler