5º Congresso Eucarístico Nacional tem como tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão”

Tema5CEN_16X9 - Cópia

O 5.º Congresso Eucarístico Nacional (5.º CEN), com o tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)» vai realizar-se em Braga, de 31 de maio a 2 de junho de 2024.

O programa de três dias começa com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”.

Na tarde do dia 31 de maio realiza-se um primeiro painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos: Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima. A segunda conferência do primeiro dia de trabalhos começará às 17h00 e será proferida pela Irmã Luísa Almendra, com o tema “Reconheceram-n’O ao partir o Pão (Lc 24, 35)”.

Depois da Eucaristia, a noite termina com a oração do terço e uma festa mariana, presididas pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, na Avenida Central.

No segundo dia do Congresso, 1 de junho, haverá uma terceira conferência, da parte da manhã, intitulada “Alimentar a Esperança” e que será proferida pelo Padre Carlos Carneiro.

A partir das 15h00 realizam-se sete workshops sobre temas variados: Hospitalidade; Jovens (JMJ e Eucaristia); Família; Pobres; Ecologia; Espiritualidade eucarística; e Confrarias do Santíssimo Sacramento. Segue-se mais um painel destinado a debater a “Eucaristia e Santidade” durante o qual serão recuperados os fundamentos essenciais de alguns processos de beatificação em curso, relacionados com a vocação eucarística.

Nesse mesmo dia, à noite, pelas 21h30, haverá uma Cantata Eucarística na Sé de Braga, com cânticos eucarísticos de vários tempos e autores, com arranjo e orquestração de Fernando Lapa.

No último dia, Domingo, 2 de junho, a partir das 7h00, os participantes são convidados a fazeremse peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro onde decorrerá a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional. Aí serão lidas as conclusões do encontro e a celebração será presidida pelo Cardeal Delegado Pontifício a este Congresso.

Para o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, receber o Congresso Eucarístico é “uma alegria e uma responsabilidade”. “Não é um ato isolado, não é só um ato comemorativo, é voltarmos ao essencial, à fonte de ação da Igreja, que é a Eucaristia”, disse ao site da arquidiocese.

Este evento nacional antecede o 53.º Congresso Eucarístico Internacional, em Quito, capital do Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024, com o tema «Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8)».

A Arquidiocese de Quito foi designada como sede do 53.º Congresso Eucarístico Internacional e, sobre o tema, acrescenta que o Papa Francisco fez essa designação por ocasião da celebração do 150.º aniversário da consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus, “a primeira nação do mundo a fazê-lo”.

O programa mais detalhado bem como a forma de participação podem ser encontrados em congressoeucaristico.pt.

Secretariado Nacional de Liturgia da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa

10 de Janeiro de 2024