comprehensive-camels

Clero: Nazar Kruk, da Comunidade Greco-Católica Ucraniana, será ordenado diácono em Setúbal

20240115-ordenacao.diaconal-nazar-kruk - Cópia

Formado no Seminário Maior de São Paulo, Almada, o seminarista Nazar Kruk será ordenado diácono no próximo domingo, 21 de janeiro, pelas 16 horas na Igreja de São Sebastião, na cidade de Setúbal.

Pertencendo o ordinando à Comunidade Greco-Católica da Ucrânia, a celebração decorrerá em rito bizantino e será presidida por D. Petro Loza, Bispo Auxiliar da Diocese Sokal – Zhovkva, Ucrânia.

Nazar Kruk, de 28 anos, nasceu a 10 de agosto de 1995 na cidade de Brody, região de Lviv, Ucrânia. Fez o ensino básico na sua terra natal, tendo posteriormente ingressado na Universidade Pedagógica Markiyan Shashkevych, formando-se em Educação Tecnológica. Em 2014, concluiu os estudos com o diploma de especialista júnior e com habitação profissional para a docência de informática ao ensino primário.

No mesmo ano, entrou para o Seminário Teológico Ivano Frankivsk. Depois de concluir o 3º ano do seminário, em 2017, com a bênção do Bispo da Diocese de Sokal-Zhovkva, D. Mykhailo Koltun e por iniciativa do Departamento de Pastoral-Migração da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, veio para Portugal, onde continuou os seus estudos no Seminário Maior de São Paulo, em Almada.

Em 2018 iniciou os seus estudos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa. Em janeiro de 2023, defendeu a sua dissertação de Mestrado em Teologia.

De 2019 a 2021 realizou estágio pastoral na Paróquia de São Sebastião, na cidade de Setúbal. De 2021 a 2023 exerceu prática pastoral na Paróquia da Quinta do Anjo, Vigararia de Palmela-Sesimbra.

Desde o início da sua estadia em Portugal, o seminarista Nazar Kruk tem dado o apoio pastoral à comunidade dos fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana, em Setúbal e no Montijo, onde o Padre Ivan Petliak é o pároco.

O Diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. No caso do seminarista Nakar Kruk, esta ordenação é transitória, tendo em vista a sua posterior ordenação presbiteral, a ocorrer em tempo oportuno.

“O padre de forma especial é chamado a crescer em todas as virtudes. São Paulo indica que a virtude da caridade é a maior de todas. Esta é a forma como o padre deve ver e orientar todas as coisas para Deus” defendeu o seminarista no seu testemunho na campanha “Ser Igreja também passa por ti”, do Seminário Maior de São Paulo, Almada.

“A caridade leva o padre a despojar-se deste mundo e assim entregar a sua vida a Deus, ao serviço do povo de Deus, conduzindo todos à santidade”, concluiu.

JM

Apoie o Seminário: “Ser Igreja também passa por ti”

Partilhe nas redes sociais!
15 de Janeiro de 2024