comprehensive-camels

Encontro Matrimonial: Região Sul do Movimento reuniu em Dia de Reis

20240115-encontro-matrimonial-dia-de-reis (1)

O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, trouxe uma onda de alegria e tradição à comunidade regional do Movimento Encontro Matrimonial em que se inserem as Dioceses de Évora e Setúbal.

A Festa dos Reis Magos ofereceu a todos uma oportunidade única para estender as celebrações e partilhar momentos especiais com amigos. O Seminário de Almada ganhou ainda mais vida com as “cores” dos vários casais e sacerdotes participantes, desde a reflexão sobre vários momentos vividos pela Sagrada Família até ao convívio final com saborosos manjares partilhados entre todos.

O programa começou, então, pela apresentação do tema “O amor de Deus que vem ao encontro”, pelo Padre Aristides Neiva, Espiritano. Esta primeira parte do encontro fez-nos refletir sobre vários textos bíblicos sob a perspectiva de ser família à luz do presépio. Refletimos sobre, por exemplo, “Deus é Amor”, sobre as anunciações do Anjo a Maria e José, ou seja, como Deus entrou nas suas vidas, e, a partir daí, como também entrou nas nossas vidas.

Todos fomos convidados a lembrar que esta data ainda nos deve tocar pela oferta de presentes aos outros, quer sejam os mais próximos ou os mais necessitados que devemos ajudar. Assim, todos levámos presentes de vários géneros para levarmos ao altar no momento de ação de graças, na Eucaristia. Estes foram posteriormente entregues a uma instituição. Também trocámos presentes simbólicos entre nós, o que originou um bonito momento em comunidade, tendo sido pedido a todos que, ao longo do ano, ofereçam a sua oração pelo casal ou sacerdote com que trocaram o presente.

Após a celebração da Eucaristia, fomos surpreendidos com um “pezinho de dança”, fazendo-nos aquecer e sorrir, num dia em que o frio se fez sentir. Descontraímos e abrimos o apetite para o momento do lanche partilhado, em que provámos iguarias da época e outras que nos ajudaram a conviver, trocar ideias e divertir da melhor maneira.

Em resumo, o Dia de Reis foi uma oportunidade para a comunidade se unir, renovar laços e partilhar alegria. As tradições mantêm viva e fortalecem os laços que tornam a nossa comunidade única e especial. Que a alegria e a solidariedade vividas neste Dia de Reis continuem a iluminar os nossos dias ao longo do ano.

Aproveitamos para lembrar que, se quiserem conhecer melhor o Encontro Matrimonial, podem viver o Fim de Semana, em Évora, no Seminário Maior, nos próximos dias 2 e 3 de março. Inscrevam-se e juntem-se à nossa família de Amor!

Rita + Luís Cruz, Encontro Matrimonial

Partilhe nas redes sociais!
15 de Janeiro de 2024