Nomeações: D. Américo Aguiar nomeou novos capelães para as Misericórdias de Alhos Vedros, Almada e Palmela

20240123-nomeacao-capelaes-janeiro-2024-1

O Cardeal D. Américo Aguiar procedeu à nomeação de novos capelães para a Santas Casas de Misericórdia de Alhos Vedros, Almada e Palmela. Em Alhos Vedros, foi nomeado o Padre Nuno Pacheco, SCJ, Pároco in solidum de Alhos Vedros e Santo André (Barreiro), bem como Vigário Forâneo de Barreiro-Moita.

Para a Misericórdia de Almada, foi nomeado com o ofício de capelão o Padre Quintino Trinchete, Pároco de Cacilhas e Vigário Forâneo de Almada. Por fim, o Padre Valdemar da Costa Baptista, FC, foi nomeado capelão da Santa Casa de Misericórdia de Palmela.

Estas nomeações realizaram-se a pedido dos respetivos provedores e por ser “pastoralmente conveniente prover à continuidade da assistência espiritual” destas instituições, em observância dos compromissos de cada irmandade e do Direito Canónico.

As Santas Casas da Misericórdia são associações de fiéis, com criação canónica, cuja ação assenta na assistência à comunidade em diferentes respostas de apoio social e cuidados de saúde.

“Com uma missão inspirada nas 14 obras de misericórdia, as Misericórdias renovam em permanência a sua missão, sendo que o objetivo é sempre o mesmo: melhorar a nossa maneira de estar e viver em comunidade”, pode ler-se na página oficial das União das Misericórdias Portuguesas.

A primeira Misericórdia em Portugal, a de Lisboa, foi fundada em 1498 pela rainha D. Leonor, viúva de D. João II, que inspirou a criação de outras Misericórdias em Portugal e na diáspora portuguesa.

Decreto: Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros

BISPO DE SETÚBAL

Em atenção ao pedido do Exmo. Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros e, sendo pastoralmente conveniente prover à continuidade da assistência espiritual desta Santa Casa, em observância do art.º 12.º do seu Compromisso e em conformidade com os cânones 564-572, CIC’83;

da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros

o Rev.do Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco, SCJ.

Feito em triplicado, sendo um exemplar para o nomeado, para a Santa Casa e para o arquivo da Cúria diocesana.

Decreto: Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Almada

BISPO DE SETÚBAL

Em atenção ao pedido do Exmo. Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada e, sendo pastoralmente conveniente prover à continuidade da assistência espiritual desta Santa Casa, em observância do art.º 9.º do Capítulo III, do seu Compromisso e em conformidade com os cânones 564-572, CIC’83;

da Santa Casa da Misericórdia de Almada

o Rev.do Padre Quintino Manuel Trinchete.

Decreto: Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Palmela

BISPO DE SETÚBAL

Em atenção ao pedido da Exma. Senhora Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Palmela e, sendo pastoralmente conveniente prover à continuidade da assistência espiritual desta Santa Casa, em observância do art.º 12.º do seu Compromisso e em conformidade com os cânones 564-572, CIC’83;

da Santa Casa da Misericórdia de Palmela

o Rev.do Padre Valdemar da Costa Baptista, FC.

23 de Janeiro de 2024