Migrações/Quinta do Conde: Bispo eleito de São Tomé e Príncipe celebrará Eucaristia com comunidade são-tomense na Quinta do Conde

20240122-bispo-sao-tome-e-principe

A comunidade são-tomense vai reunir-se no próximo domingo, 28 de janeiro, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, Paróquia de Quinta do Conde, com o objetivo de conhecer o seu novo bispo eleito, D. João de Ceita Nazaré.

O prelado irá presidir à Eucaristia pelas 10h00, sendo a celebração animada pela comunidade são-tomense. Segue-se um almoço, com o valor de 15€. O almoço tem como intuito a angariação de fundos para a aquisição dos paramentos do novo bispo. O almoço carece de reserva prévia, através do contacto 912 078 999.

D. João de Ceita Nazaré, de 50 anos, foi nomeado Bispo de São Tomé e Príncipe pelo Papa Francisco, tendo ordenação episcopal e tomada de posse agendada para dia 17 de março.

O prelado era membro do clero desta diocese lusófona e desempenhava, até agora, funções de vigário-geral e pároco da Catedral de Nossa Senhora das Graças, em São Tomé.

“Fica marcado na história da Igreja de São Tomé e Príncipe como primeiro bispo nativo a conduzir os destinos da Diocese, depois de cinco séculos da presença do cristianismo”, refere uma nota divulgada pela diocese de São Tomé e Príncipe.

D. João de Ceita Nazaré nasceu a 22 de agosto de 1973 em Trindade (São Tomé), tendo frequentado o Seminário Maior em Lisboa; formou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Literatura Portuguesa, no Instituto Politécnico de Bragança. Foi ordenado padre a 4 de agosto de 2006, em São Tomé.

A Diocese de São Tomé e Príncipe encontrava-se vacante desde julho de 2022, quando o Papa aceitou a renúncia de D. Manuel António dos Santos, religioso português que tinha sido nomeado para esta missão em 2007.

D. António Pedro Bengui, bispo auxiliar de Luanda, Angola, desempenhou desde então as funções de administrador apostólico.

JM/Agência Ecclesia

22 de Janeiro de 2024