Cursilhos de Cristandade: “Valentes” do Cursilho 140.º da Diocese de Setúbal tornaram realidade o “Sonho de Deus”

20240125-encerramento-140-cursilho-homens (2)

Em Palmela, na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, de 18 a 21 de janeiro de 2024, teve lugar o 140.º Cursilho de Homens da Diocese de Setúbal. Mais um pedacinho do Sonho de Deus se tornou realidade por terras de Setúbal.

Participaram 11 homens, dos vários cantos da Diocese, cada um como o seu nome próprio e com os seus apelidos, mas todos ganharam o sobrenome de” Valente”! Ficarão para sempre conhecidos como os “Valentes” do 140.º da Diocese de Setúbal.

O Reitor foi Olivério Jorge, apoiado por António Vilas Boas que pela primeira vez desempenhou a função de Vice-Reitor. Foram também acompanhados por uma excelente equipa de leigos. A direção espiritual coube ao Padre Miguel Alves, assistente espiritual do Movimento, que assumiu, com grande coragem, a missão de levar o Cursilho como único sacerdote.

Fotos: Movimento dos Cursilhos de Cristandade

No domingo, dia 21 de janeiro, na Igreja de São José, Setúbal, teve lugar o encerramento, tão esperado por toda a família cursilhista.

Os Homens do 140.º, chegaram ao final da tarde, cheios de luz e de cor. Entraram cantando o De Colores, repletos daquela alegria de quem se sente amado… nada menos, nada mais, que amados por Deus!

Após as primeiras palavras do Reitor, teve início os testemunhos dos novos. Testemunhos que nos arrebataram o coração; em cada rosto brilharam lágrimas de emoção e alegria. Deus tocou-os!…Toca-nos e deixa-Se tocar em cada palavra, em cada lágrima, em cada homem. É a alegria da Graça a passar de coração em coração.

Depois dos seus testemunhos, os “Valentes” brindaram-nos com o hino “Conta comigo”, com música de Jorge Palma e letra adaptada de Ricardo Rodrigues. Momento muito bem enquadrado, acutilante e envolvente, que nos transporta para bem dentro de Deus.

Finalmente, alguns cursilhistas mais “rodados” deram os seus testemunhos de 4º dia, mostrando o quanto o Cursilho nos pode transformar e fazer perdurar neste compromisso de amor ao Senhor. Deus quer-nos sempre e para sempre!

Terminamos com o “Magnificat” que nos impulsiona a ir mais além… a ir de Ultreia em Ultreia até à Ultreia Celeste!

A Diocese de Setúbal está bem mais rica! De Colores!

P’ Grupo de Comunicação do Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Setúbal

Mário Bastos, Vigararia da Caparica