Diocese de Setúbal: Criada nova Comissão Diocesana para o estudo do novo mapa territorial das paróquias e vigararias

20240202-constituicao-comissao-organizacao-paroquial (2)

O Cardeal D. Américo Aguiar procedeu esta sexta-feira, 2 de fevereiro, à constituição da nova Comissão Diocesana para o estudo, reflexão e proposta de um novo mapa territorial das paróquias e vigararias da Diocese de Setúbal.

O Padre Francisco Jose dos Santos Mendes será o coordenador da equipa, que contará também com os Padres Luís Miguel Matos Ferreira e José Manuel Moutinho Cachaço. “A Comissão agora constituída seja enriquecida com novos membros, eclesiásticos e leigos, de modo a poder corresponder mais ao desafio que lhes é confiado”, acrescenta o Bispo de Setúbal no decreto de constituição.

Esta nova Comissão é criada “em atenção à necessidade de que se realize um estudo sobre os limites das paróquias e das vigararias da Diocese de Setúbal”.

Atualmente, a Diocese de Setúbal tem 57 paróquias, organizadas em sete vigararias: Almada, Barreiro-Moita, Caparica, Montijo, Palmela-Sesimbra, Seixal e Setúbal.

Constituição da Comissão Diocesana para o estudo, reflexão e proposta do novo mapa territorial das paróquias e vigararias

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Em atenção à necessidade de que se realize um estudo sobre os limites das paróquias e das vigararias da Diocese de Setúbal,

Constituo a Comissão Diocesana para o estudo, reflexão e proposta de um novo mapa territorial das paróquias e vigararias da Diocese de Setúbal e nomeio:

• Pe. Francisco José dos Santos Mendes- coordenador
  • Pe. Luis Miguel Matos Ferreira;
  • ⁠Pe. José Manuel Moutinho Cachaço.

A Comissão agora constituída seja enriquecida com novos membros, eclesiásticos e leigos, de modo a poder corresponder mais ao desafio que lhes é confiado.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 02 de fevereiro de 2024, Festa da Apresentação do Senhor.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler