Setúbal 2025: D. Américo Aguiar constitui Comissão Coordenadora da Celebração dos 50 anos da Diocese e do Ano Santo

20240202-constituicao-comissao-50-anos-jubileu (2)

O Cardeal D. Américo Aguiar constituiu esta sexta-feira, 2 de fevereiro, a Comissão Diocesana Coordenadora da Celebração dos 50 anos da Diocese de Setúbal e do Ano Santo 2025.

“Sendo necessário prover a uma Comissão que coordene a preparação da celebração dos 50 anos da Diocese de Setúbal e do Ano Santo 2025”, o Bispo de Setúbal formaliza a constituição da equipa, coordenada pelo Padre Luís Miguel Matos Ferreira.

A Comissão contará também com o Padre Francisco José dos Santos Mendes e com a Dr.ª Mariana de Figueiredo Pacheco Loureiro, em representação do Santuário de Cristo Rei. O prelado informa que a comissão agora constituída será posteriormente “enriquecida com novos membros, eclesiásticos e leigos, de modo a poder corresponder mais ao desafio que lhes é confiado”.

Coincidindo praticamente com a Região Pastoral de Setúbal, anteriormente formada no Patriarcado de Lisboa em 29 de maio de 1966, a Diocese de Setúbal foi ereta a 16 de julho de 1975, pela bula Studentes Nos do Papa Paulo VI. A 26 de outubro do mesmo ano, na Sé Catedral de Santa Maria da Graça, foi ordenado o seu primeiro bispo D. Manuel da Silva Martins. Em 2025, celebra o seu 50º aniversário.

“Jubileu” é o nome de um ano particular, também chamado de “Ano Santo”, hoje vivido a cada 25 anos, como “um tempo no qual se experimenta que a santidade de Deus nos transforma”. O Jubileu de 2025 terá como lema ‘Peregrinos da Esperança’ e será o 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja.

Na constituição da Comissão, D. Américo Aguiar justifica que os Jubileus são, na vida da Igreja, “acontecimentos de grande relevância espiritual, eclesial e social, que exigem uma preparação que permita ao povo cristão vivenciá-los com todo o seu significado pastoral”.

Constituição da Comissão Coordenadora da Celebração dos 50 anos da Diocese de Setúbal e do Ano Santo 2025

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Em razão da aproximação da celebração de duas datas jubilares: os 50 anos da criação da Diocese de Setúbal e o Ano Santo 2025 convocado pelo Papa Francisco;

Sendo os Jubileus na vida da Igreja acontecimentos de grande relevância espiritual, eclesial e social, que exigem uma preparação que permita ao povo cristão vivenciá-los  com todo o seu significado pastoral;

Sendo necessário prover a uma Comissão que coordene a preparação da celebração dos 50 anos da Diocese de Setúbal e do Ano Santo 2025;

Constituo a Comissão Diocesana Coordenadora da Celebração dos 50 anos da Diocese de Setúbal e do Ano Santo 2025 e nomeio para a sua constituição:

• Pe. Luis Miguel Matos Ferreira – Coordenador
  • Pe. Francisco José dos Santos Mendes;
  • Dr.ª Mariana de Figueiredo Pacheco Loureiro-Representante do Santuário de Cristo Rei.

A Comissão agora constituída seja enriquecida com novos membros, eclesiásticos e leigos, de modo a poder corresponder mais ao desafio que lhes é confiado.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 02 de fevereiro de 2024, Festa da Apresentação do Senhor.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler