Sínodo dos Bispos/Setúbal: Nova fase diocesana inicia com consulta às paróquias, grupos e movimentos

20240205-sinodo-bispos

A equipa responsável pela coordenação diocesana do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade (2021-2024) já iniciou o processo de consulta às comunidades paroquiais, Institutos religiosos, Congregações e Movimentos da Igreja. Esta é a segunda fase do processo de escuta solicitado pelo Papa Francisco, que se destina a enriquecer a reflexão da Assembleia Sinodal que o Pontífice decidiu prolongar até outubro deste ano.

Ao invés do que aconteceu na primeira consulta, com a constituição de assembleias alargadas, desta vez pretende-se que as Igrejas locais contribuam para o aprofundando de certos aspetos do Relatório de Síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que são fundamentais para o tema do Sínodo, a partir de uma pergunta orientadora: Como ser Igreja Sinodal em Missão?

Para concretizar este desafio, a equipa sinodal diocesana elaborou um guião orientador enviado ao Clero e aos Coordenadores Locais para apoiar os grupos de trabalho. Com base neste documento, os grupos irão desenvolver a sua reflexão até ao dia 5 de março. O resultado desse trabalho será depois transmitido à Equipa Diocesana através de um questionário on-line.

Em mensagem enviada às comunidades, o Cardeal D. Américo Aguiar pediu “especial empenho nesta nova fase do processo sinodal”.

“Infelizmente ainda é necessário estimular, promover, insistir… ainda não é o nosso modo normal. Peço a todos os agentes pastorais das mais diversas responsabilidades e múnus para corresponderem ao calendário que o nosso grupo diocesano de trabalho sinodal desenhou e propõe. Força, coragem… Nossa Senhora rogai por nós”, disse.

Está previsto um encontro com os Coordenadores Locais para apresentação e diálogo em torno da síntese diocesana que será depois entregue ao bispo diocesano e, posteriormente, enviada à Conferência Episcopal Portuguesa.

Sobre o Sínodo dos Bispos

A 10 de outubro de 2021, o Papa Francisco convocou um Sínodo com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Com esta convocação, toda a Igreja foi chamada a questionar-se sobre a sinodalidade, um tema decisivo para a vida e missão da Igreja. Depois de uma primeira fase, com etapas diocesanas e continentais, realizou-se no Vaticano, em outubro de 2023, a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, da qual resultou o Relatório de Síntese.

Em outubro de 2022, o Papa anunciou que o processo sinodal iniciado em outubro de 2021 iria ser prolongado em mais um ano, anunciando uma dupla sessão conclusiva, em 2023 e 2024. Os trabalhos agora iniciados terão como objetivo a nova assembleia geral que decorrerá em outubro de 2024.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa de ajudar o Papa no governo da Igreja.

Saiba mais sobre o processo sinodal na Diocese de Setúbal em diocese-setubal.pt/sinodo

Comissão Diocesana Sínodo dos Bispos 2021-2024

06 de Fevereiro de 2024