Nomeação: Padre Luís Ferreira é o novo Vigário Episcopal para o Clero e para a Vida Consagrada

Padre Luís Ferreira

O Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, nomeou esta sexta-feira o Padre Luís Miguel Matos Ferreira como Vigário Episcopal para o Clero e para a Vida Consagrada.

“A esta nomeação juntar-se-á, oportunamente, a nomeação de assessores representativos da realidade da Vida Consagrada, existente na Diocese”, informa o prelado no decreto de nomeação.

O Padre Luís Ferreira, Pároco de São Paulo, Setúbal, foi ordenado presbítero no dia 16 de julho de 2006. Foi Pároco de São Lourenço e São Simão de Azeitão entre 2006 e 2019, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão e Vigário-Forâneo de Palmela-Sesimbra entre 2012 e 2017.

Foi Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil entre 2006 e 2011, Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) entre 2010 e 2017 (de 2010 a 2013 como assistente-adjunto). Integra o Conselho Presbiteral da Diocese desde 2011 e o Colégio de Consultores desde 2017. É ainda Comissário da Confraria de Nossa Senhora do Cabo Espichel desde 2017.

Em 2017, foi ainda nomeado Vigário Episcopal para a Pastoral da Diocese, ofício que agora cessa com a nova nomeação.

Decreto de nomeação do Vigário Episcopal para o Clero e para a Vida Consagrada

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Em razão da necessidade de prover a um dinamismo de maior atenção, proximidade e reforço do cuidado ao Clero da Diocese de Setúbal, e, querendo promover a Vida Consagrada, na Diocese de Setúbal,

Nomeio Vigário Episcopal para o Clero e para a Vida Consagrada, na Diocese de Setúbal,

o Pe. Luís Miguel Matos Ferreira.

Agradeço o seu trabalho e missão como Vigário Episcopal para a Pastoral que, cessa.

A esta nomeação juntar-se-á, oportunamente, a nomeação de assessores representativos da realidade da Vida Consagrada, existente na Diocese.

Feito em duplicado, sendo um exemplar para o nomeado e outro para arquivo da Cúria diocesana.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 02 de fevereiro de 2024, Festa da Apresentação do Senhor.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler