comprehensive-camels

Decreto: Cardeal D. Américo Aguiar constitui a Comissão Diocesana do Património Arquitetónico e Histórico-Artístico

20240215-decreto-nomeacao-comissao-patrimonio-arquitetonico (1)

O Cardeal D. Américo Aguiar constituiu a Comissão Diocesana do Património Arquitetónico e Histórico-Artístico, da qual será diretor o Padre Casimiro Simão Abreu Henriques, e contando na equipa com a Arqt.ª Maria Cristina Branco e a Dr.ª Joana Sofia Duarte Rosário.

O novo organismo vai integrar a Comissão Diocesana de Arte Sacra, os serviços do Secretariado das Novas Igrejas e o Arquivo Histórico Diocesano. A decisão justifica-se pela necessidade de “prover e dinamizar a atenção e cuidado ao património arquitetónico, histórico e artístico da Igreja de Setúbal, reflexo da sua missão e própria identidade”, “tendo em conta a simplificação das estruturas, dos processos, a otimização dos recursos humanos e materiais e, contribuindo para um trabalho integrado, na organização deste âmbito da vida diocesana”.

No decreto, o Bispo de Setúbal informa ainda que aprovou o Manual de Procedimentos da referida comissão.

Decreto: Constituição da Comissão Diocesana do Património Arquitetónico e Histórico-Artístico

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Sendo necessário prover e dinamizar a atenção e cuidado ao património arquitetónico, histórico e artístico da Igreja de Setúbal, reflexo da sua missão e própria identidade;

Tendo em conta a simplificação das estruturas, dos processos, a otimização dos recursos humanos e materiais e, contribuindo para um trabalho integrado, na organização deste âmbito da vida diocesana;

Tendo aprovado o seu Manual de Procedimentos;

Constituo a Comissão Diocesana de Património Arquitetónico e Histórico-Artístico, da Diocese de Setúbal, que passa a integrar a Comissão Diocesana de Arte Sacra, os serviços do Secretariado das Novas Igrejas e do Arquivo Histórico Diocesano, Ad Experimentum, por 3 anos, e nomeio:

  • Rev.do Pe Casimiro Simão Abreu Henriques – Diretor;
  • Arqt.ª Maria Cristina Branco;
  • Dr.ª Joana Sofia Duarte Rosário.

A Comissão agora constituída seja enriquecida com novos membros, de modo a poder corresponder mais ao desafio que lhes é confiado.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 18 de fevereiro de 2024, memória do Beato Fra Angélico, Patrono dos Artistas.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler

Partilhe nas redes sociais!
16 de Fevereiro de 2024