Pessoa com Deficiência: Novo serviço pastoral diocesano tomou posse na “Festa da Luz”

20240220-pessoas-deficiencia-servico-pastoral-diocesno-movimento-fe-e-luz (9)

Este domingo fez-se história na Diocese de Setúbal com a tomada de posse do Serviço Pastoral Diocesano à Pessoa com Deficiência, que terá como objetivo acolher todos os irmãos com deficiência, bem como todas as suas famílias, para que todos, todos, todos se sintam integrados e amados por Deus.

O D. Américo nomeou como coordenadoras deste novo serviço diocesano a Ana Cristina Monteiro de Carvalho Correia Mouro, Assistente Social, responsável pela nova resposta social “As Candeias” do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, da Paróquia da Cova da Piedade, e a Margarida Nabais Ferreira, Engenheira Civil, ligada ao grupo de jovens da paróquia e membro desde o início da comunidade do Movimento Fé e Luz.

O Movimento Fé e Luz, é um movimento organizado em comunidades de encontro à escala mundial, que reúne mensalmente pessoas com deficiência intelectual, as suas famílias e amigos, e que tem por objetivo acolher, integrar e evangelizar todos aqueles que integram a comunidade.

Na nossa Diocese, este movimento está presente desde janeiro de 2018 na comunidade paroquial da Cova da Piedade. Esta comunidade integra cerca de 15 amigos especiais, suas famílias e amigos que mensalmente se reúnem.

Fotos: Movimento Fé e Luz

Este domingo, 18 de fevereiro, comemorou-se a Festa da Luz, geralmente realizada a 2 de fevereiro, dia de apresentação de Jesus no templo. Esta festa é comemorada internacionalmente pelo movimento, onde todas as comunidades em ação graças e comunhão comemoram a Luz do Mundo, Jesus.

Na Comunidade da Cova da Piedade, foram acolhidas as comunidades de Évora e do Estoril (a partir das quais se fundou a comunidade da Cova da Piedade) para celebrar em comunhão esta dádiva, na presença do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, e cerca de 90 elementos.

A Festa da Luz, iniciou-se na Eucaristia dominical, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, prosseguida de almoço partilhado e uma tarde bem passada em atividade Fé e Luz, onde a Luz de Jesus é o centro de tanta partilha, louvor e animação.

Animada pelo coro da Comunidade Shalom, a Missa incluiu a assinatura da tomada de posse das responsáveis desta nova resposta diocesana. Depois seguiu-se um almoço partilhado muitíssimo animado. Houve espaço para apresentações, música, dança e uma pequena peça de teatro que recordou a história do movimento Fé e Luz e a sua missão.

No fim, os presentes agradeceram a Deus, invocando Nossa Senhora, este dia de celebração da Luz, que é Jesus que desafia a descobri-Lo nos irmãos, aparentemente, mais frágeis.

Serviço Pastoral Diocesano à Pessoa com Deficiência

20 de Fevereiro de 2024