Pastoral da Saúde debate acompanhamento dos mais frágeis

encontro_pastoral_saude_setubal_0022
Realizou-se no domingo 14 de Abril, na Cúria Diocesana de Setúbal o Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde subordinado ao tema “Pastoral da Saúde – Presença e amor”

Foram oradores o Prof. Doutor Lino Ramos, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal,  e a Sra. Enfermeira Sara Ideias, da Associação Vale de Acór. A intervenção destes oradores chamou a atenção para a importância da comunicação , principalmente da escuta e de algumas estratégias a utilizar na relação com o outro, assim como da necessária vivência em comunidade para melhor nos construirmos como pessoas e como cristãos.

No debate muito participado que se seguiu, com os representantes das várias vigararias da Diocese,  foi salientada a necessidade de formação e partilha das várias experiências que permitam acompanhar com competência a vida em todas as suas etapas.

O nosso bispo, Cardeal D. Américo Aguiar, esteve presente para o encerramento do encontro, tendo chamado a atenção para a importância do trabalho da pastoral da saúde e da “necessidade da formação” dos agentes pastorais. “Tenho consciência das dificuldades e dos desafios que cada um de vós nas mais diversas áreas tem, mas é esse o desafio que o Senhor nos coloca. Hoje em dia a área da saúde e a área dos funerais são as mais exigentes que temos, pois são os momentos mais frágeis em que nos encontramos com alguém que está doente, que está frágil”, referiu o prelado na sua intervenção.

O bispo de Setúbal desafiou os presentes a levar uma “chama de esperança”. “É neste ambiente que somos chamados a levar uma chama de esperança. Nós somos os portadores da chama, e temos de transportá-la para que as pessoas não percam a esperança. O problema disto tudo é quando as pessoas perdem a esperança”, sustentou, acrescentando que esta é uma área onde “as pessoas estão muito disponíveis, perdidas, sedentas de uma palavra, um gesto ou uma presença”.

Texto: Ana Gato
Foto: Ricardo Perna | Diocese de Setúbal