Nota Pastoral sobre o Sínodo do Bispos

varias 2014-2015 619

Caros Diocesanos,

Vai realizar-se de 4 a 25 de Outubro a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo” .

Este tema já começou a ser estudado no sínodo extraordinário, em outubro passado.

A nossa Diocese deu o seu parecer para esse Sínodo, respondendo aos questionários dos ‘lineamenta’. Agradeço a colaboração de todos os que intervieram

Agora venho de novo pedir a vossa colaboração para este Sínodo de duas formas:

– rezando pelos bons frutos do Sínodo que aborda um assunto tão importante;

– convidando os diocesanos a darem a sua opinião devidamente ponderada.

Neste sentido deixo aqui as orientações gerais para facilitar esta participação:

qualquer pessoa pode responder a nível individual ou de casal; quanto às paróquias, os senhores padres darão as instruções oportunas; além das paróquias, também os diversos institutos da vida consagrada, bem como os movimentos e obras e outras instâncias eclesiais devem organizar-se para estudar os ‘lineamenta’; as respostas devem ser enviadas para a Cúria Diocesana até ao dia 28 de Fevereiro.

Nessa altura o P. Marco Luís, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, fará a síntese das respostas que serão enviadas por mim ao Secretariado Geral da CEP ( Conferência Episcopal Portuguesa) até ao dia 25 de Março, para depois serem enviadas ao Secretariado Geral do Sínodo.

Os ‘lineamenta’, além de outros lugares, encontram-se na página Web da CEP – Conferência Episcopal Portuguesa -. ( www.conferenciaepiscopal.pt) em formatos word e pdf.

Setúbal, 18/ 01/ 2015

Cumprimento a todos no Senhor, neste dia em que começamos uma semana especial de oração pela unidade dos cristãos.

+Gilberto, Bispo de Setúbal

26 de Janeiro de 2015