Amor e verdade são o caminho

DSC_0189

A Bênção de Finalistas é um marco significado para muitos dos alunos que terminam agora o ano lectivo. No dia 30 de Maio, no Largo do Convento de Jesus, em Setúbal, foram muitos os alunos, amigos e familiares que celebraram o dia com a Eucaristia ao ar livre, presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

O sol brilhou no dia em que muitos dos finalistas do Instituto Politécnico de Setúbal, das cinco escolas que constituem a instituição, se reuniram para benzer as suas fitas. Mais do que benzer as fitas que contêm mensagens de amigos e familiares mais importantes, os estudantes deste dia procuram a bênção das suas vidas nesta nova etapa. A partir de agora, é um novo mundo que os espera, o mundo do trabalho e da competição, ainda para mais numa altura de crise.

D. Gilberto dos Reis questionou os estudantes finalistas sobre qual a forma de alcançar a vida eterna, dando em seguida a resposta, na senda do Evangelho: através do cumprimento dos mandamentos. «Sem os valores da verdade, amor, liberdade, misericórdia, paciência e coragem não é possível alcançar a vida eterna», referiu.

Com o Largo de Jesus repleto de pessoas (sendo que, como habitualmente, muitas delas não estiveram à altura do evento, devido às conversas e barulho que se faziam ouvir) o prelado continuou a dirigir-se aos atentos, dizendo que a chave do sucesso «está no amor e na verdade». Só com estes dois valores se consegue viver procurando o bem comum, e sem amor e verdade só há lugar para a crise.

O bispo questionou então como se chega a este amor e verdade, para logo responder: «O caminho é Jesus, só Ele personifica o amor e a verdade e ensina a viver nesta forma. Quem der o testemunho de Cristo conseguirá futuro com sucesso», salientou, pedindo a todos os finalistas para não terem medo de abrir o coração a Cristo e a caminhar a Seu lado.

No final, o colorido das fitas fez-se um belo cenário, enquanto o prelado passava pelo meio dos estudantes para os abençoar.

O Pe. Marco Luís, responsável pelo Serviço Pastoral do Ensino Superior de Setúbal, agradeceu a todos os envolvidos naquela celebração bem como a todas as escolas presentes, que à sua chamada mostraram efusivamente a sua presença.

Bruno Máximo Leite

04 de Junho de 2010