comprehensive-camels

Aumenta a ajuda e a necessidade

ba

A campanha do Banco Alimentar (BA) dos passados dias 28 e 29 de Maio foi um sucesso, mas o presidente do BA de Setúbal, António Alves, alerta para a falta de alimentos em muitas das instituições do distrito de Setúbal. «A generosidade aumenta mas os pedidos de ajuda também», refere, sublinhando que estão em lista de espera 45 instituições para receberem alimentos. A campanha rendeu 222,8 toneladas.

Com 143 acordos firmados actualmente com instituições do distrito de Setúbal, mais o concelho de Odemira, num total de 25 mil pessoas, o Banco Alimentar, não tendo capacidade financeira, não consegue chegar a todos os que passam fome. O responsável salienta que não pode diminuir num lado para dar no outro, senão ficam os dois lados sem as quantidades necessárias.

Mas apesar das dificuldades económicas que acercam o país e em particular no nosso distrito, o BA, através de todos aqueles que contribuíram com os seus donativos e trabalho voluntário, atingiu as 222,8 toneladas de alimentos, mais 16,5 do que em igual período de 2010, representando um aumento de 8 por cento. António Alves considera que a campanha foi bastante positiva pelo aumento de generosidade das populações e agradeceu o apoio de todos, em especial dos milhares de voluntários que, pela sua disponibilidade, fizeram mais uma vez este projecto possível.

O presidente confessa ainda que «tem a sensação que vai ser mais difícil daqui para a frente», devido à crise e à falta de apoios que os produtores e comerciantes estão a enfrentar.

 

Ajuda via internet

 

Um dos lemas do BA é «porque a fome existe 24 horas por dia, sete dias por semana…» é preciso continuar a ajudar, e para isso foi lançado um novo projecto de doação via internet no site www.alimenteestaideia.net onde, em qualquer parte do mundo, se pode ajudar através de um donativo pessoas da sua área de residência. Esta nova plataforma, que resulta de um projecto solidário com as empresas Microsoft e Link Consulting «caracteriza-se por uma grande simplicidade e acesso ao mais baixo preço do mercado a um conjunto de produtos alimentares essenciais para ajuda às famílias». Após seleccionar os géneros e quantidades que pretende oferecer, os interessados pagam através do site do seu banco ou numa caixa Multibanco. Até ao próximo domingo continua igualmente a iniciativa “Ajuda Vale”, que consiste na aquisição e entrega de vales com produtos das cadeias Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Continente e Pingo Doce. Os doadores podem também contribuir através das 3 900 lojas aderentes à rede Payshop, mediante uma doação em dinheiro que é convertida em leite.

 

Bruno Máximo Leite

Partilhe nas redes sociais!
04 de Junho de 2011