comprehensive-camels

Bênção de Finalistas 2011

pastas

A bênção dos Finalistas de Setúbal realizou-se no passado dia 29 de Maio numa celebração Eucarística presidida por D. Pedro Zilli, bispo de Bissau, e a concelebrar o Vigário-geral, Pe. José Lobato, em representação do Bispo de Setúbal, e o padre Marco Luís, director do Serviço Pastoral do Ensino Superior da cidade episcopal.

 

O Largo de Jesus, em Setúbal, acolheu a cerimónia que juntou centenas de alunos finalistas das várias escolas do Instituto Politécnico de Setúbal (em Setúbal e Barreiro) e da Universidade Aberta. 

Mais uma vez os alunos de Setúbal quiseram juntar-se perto do altar para agradecerem pelos anos de estudo e pedir pelo sucesso dos próximos. O reboliço mantém-se uma constante nestas cerimónias, onde nem todos percebem o significado mais profundo, e apenas esperam pela fotografia com os finalistas. Mas felizmente muitos outros já vivem este dia como algo importante, como uma entrega do esforço Cristo, por todos os momentos vividos e por aqueles que vão viver, agora no mundo do trabalho.

O Pe. José Lobato, na homília, lembrou os tempos difíceis de crise que o país atravessa, mas recordou que, com o amor de Deus, tudo é possível. «É preciso uma sociedade mais fraterna e mais solidária para alcançar as mudanças», referiu, sublinhando que se deve a Deus o agradecimento pela «competência dos alunos por estes anos de estudo, não esquecendo os pais, os professores e a cidade que os acolheu». O sacerdote pediu ainda aos jovens para serem «mais justos e comprometidos», «inspirados no Amor de Deus».

No final, o colorido das fitas, representando cores diferentes consoante os cursos, não fez esquecer a solidariedade, com os finalistas ainda a contribuir no ofertório para o Fundo de Esperança Solidária, para que os alunos carenciados possam também ser ajudados e acabem os seus estudos.

 

Bruno Máximo Leite

 

Partilhe nas redes sociais!
04 de Junho de 2011