O Ano da Fé

DGilberto

Caros Diocesanos
No dia 14 de Outubro abrirá solenemente o Ano da Fé na nossa Diocese. Deste modo, estamos com o Santo Padre e o seu projeto de celebrar um Ano da Fé em toda a Igreja, e assinalamos de forma oficial na nossa Diocese o início do Ano da Fé que o Santo Padre inaugurará para toda a Igreja em 11 de Outubro e encerrará na Solenidade de Cristo Rei de 2013.

O Ano da Fé é uma graça e um desafio que certamente vai estar presente, em cada dia deste ano, no coração de todos os diocesanos, quer como seus destinatários quer como seus agentes.
A abertura oficial acontecerá na nossa Sé, no referido dia 14, pelas 16 horas, em solene Eucaristia presidida por mim, concelebrada pelos nossos sacerdotes e com a participação – assim o desejo – de todos os organismos que integram a Diocese.
Nesse sentido, venho convidar para esta ação sagrada todo o clero, os religiosos/as e os leigos consagrados. Convido igualmente os diversos órgãos diocesanos, desde os membros do Conselho Diocesano de Pastoral aos vários Secretariados e Comissões diocesanas, e também as direções dos vários Movimentos e Obras. Convido ainda os membros dos conselhos paroquiais de pastoral e ainda as direções da Caritas, dos centros sociais paroquiais, das Misericórdias e das escolas católicas.
Peço a todos que rezeis para que o Ano da Fé deixe marcas de renovação, de comunhão, de maturidade da fé e de santidade em toda a Igreja. Peço o compromisso de todos para que ninguém na Diocese fique à margem desta celebração, quer como destinatário quer como agente. Todos perderíamos se algum de nós dissesse ou pensasse ‘não é comigo’ ou então ‘eu não tenho nada para partilhar’.
Peço a todos o esforço de organizar um programa de vida para o Ano da Fé, pequeno mas feito com seriedade, e desejo sincero de o pôr em prática.
A fé em Jesus Cristo é uma Porta que dá acesso a um mundo fantástico mas real, e de tal modo que quanto mais se entra pela Porta da fé que é Jesus Cristo mais se descobre a beleza, a sabedoria, o encanto e a importância da fé para uma vida de qualidade.
A fé é necessária para que salvação de Jesus atinja o homem. Por isso, Jesus perguntava a quem Lhe pedia a cura de seus males: ‘Tu crês?’. E também, neste quase inicio do Ano da Fé, pergunta a cada um de nós: Tu crês que Eu sou o Salvador do mundo?
A fé em Jesus Cristo – que Se fez homem, morreu por nós, ressuscitou e subiu ao Céu para nos revestir da condição divina com o dom do Espírito Santo – é o centro e o coração do Credo da nossa fé. Neste ano, meditemos e saboreemos longamente a graça de professar a mesma fé que milhões e milhões de homens e de mulheres nos transmitiram e professaram de forma tão profunda que, nalgumas ocasiões, preferiram morrer a serem impedidos de confessar, viver, celebrar e ensinar a fé cristã.
É evidente que na Sé, no dia 14, não pode estar fisicamente presente toda a Diocese, mas peço a todos que em todas as celebrações desse domingo se faça uma oração com Maria a pedir a Deus que nos ajude a viver com entusiasmo e sabedoria o Ano da Fé, e peço, a quem puder, que na hora da missa, onde estiver, reze a Deus para que a celebração deste ano a todos santifique.
Termino, implorando, caros diocesanos, sobre todos e cada um de vós a bênção de Deus.

Setúbal, festa da Natividade de Nossa Senhora, 8 de Setembro 2012
+Gilberto, Bispo de Setúbal