Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – Reis Magos (Crescia), Epifania do Senhor

20200102-belem-em-tua-casa-epifania-reis-magos

Epifania do Senhor: “Reis Magos” (Crescia)

Download do guião do Domingo da Epifania do Senhor, aqui.

Contexto

E para terminar este nosso Presépio, adicionamos agora os três Reis Magos.

Em cada semana, propusemos um caminho espiritual em conjunto, para que cada família pudesse aderir ao convite de conhecer melhor o Presépio, através da experiência de receber e viver “Belém em sua casa”.

Com o Presépio, somos desafiados a aprofundar a compreensão do nascimento de Jesus, de mergulhar na beleza e densidade humana deste cenário, permitindo que cada um de nós se torne também protagonista deste momento em que Deus se fez homem numa manjedoura.

Personagens

Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Conheciam astronomia, medicina, matemática e outras ciências de então. Este é o verdadeiro sentido da palavra “mago”. Eles representam a ciência que vai até Deus e o reconhece como Deus. Fé e ciência não são incompatíveis. Pelo contrário, a verdadeira ciência nos leva à fé, pois ela nos revela a grandeza da criação.

Os presentes que os magos ofereceram ao menino Jesus têm significados profundos:

• O ouro significa a realeza, sendo um presente dado aos reis, reconhecendo assim que Jesus é Rei.
  • O incenso significa a divindade, sendo um presente dado a Deus e aos sacerdotes. O fumo que sobre no ar simboliza as orações que sobem ao céu. Dando este presente a Jesus os magos reconhecem que o Menino é divino.
  • A mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. Anuncia que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado durará para sempre.

Leitura

Evangelho da Solenidade da Epifania (Mt 2, 1-12):

«Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. “Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O”. Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: “Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’”. Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: “Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O”. Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.»

Meditação

À glória Menino-Deus deitado em palhas e entre animais juntam-se os Santos Inocentes, primícias de Deus e do Cordeiro, tirados do meio dos homens pelo breu do coração humano, como trigo moído para o Pão.

Mas a adoração d’Aquele Menino rapidamente se estende a toda a humanidade, vêm adorá-lo de toda a terra e de todos os povos. Também estes Magos volveram por outro caminho, porque ninguém pode percorrer o mesmo percurso da vinda se realmente se encontrou com Deus, agora iluminados pela verdadeira Luz das suas vidas, Luz junto à qual a Estrela perde todo o brilho, Luz que emana do Presépio e ilumina a vida.

Oração

Senhor Deus omnipotente,
que neste dia revelastes o vosso Filho Unigénito
aos gentios guiados por uma estrela,
a nós que já Vos conhecemos pela fé
levai-nos a contemplar face a face a vossa glória.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Ação

Com o Domingo da Epifania completamos a construção do nosso Presépio, introduzindo os três Reis Magos que vêm ofertar o Menino Rei nascido. Podemos, agora, contemplá-lo como um todo, sabendo qual o significado, o lugar e a importância de cada uma das figuras. Assim como no Presépio, também na nossa família cada um tem o seu lugar fundamental.

Para esta última semana, cada família é desafiada a tirar uma fotografia do seu presépio e a partilhá-la nas redes sociais, na página da Diocese de Setúbal, com o #belémemtuacasa.

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” é proposta para a caminhada diocesana

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Anjo e a Estrela (Vigiai), I Semana do Advento

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Burro e a Vaca (Preparai), II Semana do Advento

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – Pastores e ovelhas (Endireitai), III Semana do Advento