Igreja de Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza

armas_diocese

Caros diocesanos
No dia 16 de Julho de 2015 – de hoje a um ano – ocorre o quadragésimo ano da criação da nossa diocese e a 26 de Outubro o aniversário da ordenação e da tomada de posse do seu primeiro bispo, o senhor D. Manuel Martins.

Tendo em conta estes aniversários e tendo ouvido os vários Conselhos pareceu-me oportuno dedicar o próximo ano pastoral à sua celebração.

O ano abrirá com a nossa peregrinação trienal a Fátima no próximo dia 25 de Outubro e encerrará com a vinda da Imagem da Virgem peregrina à nossa diocese entre 25 de 0utubro e 8 de Novembro de 2015, no contexto da preparação das dioceses de Portugal para o centenário das Aparições de Nossa Senhora em 1917.

Viveremos este ano pastoral sob a particular proteção de Nossa Senhora. Com Maria aprenderemos a deixar-nos envolver na luz do amor de Deus que, como dizia Francisco, não queima, mas enche o coração de luz. Com Maria vamos saborear e viver a alegria da experiência da presença de Deus na nossa vida nos primeiros 40 anos desta querida diocese, nomeadamente em tantas pessoas, instituições e realizações que o Espírito vem suscitando. Com Ela queremos, como pediu em Fátima, abrir-nos mais à conversão e deixar-nos conduzir-nos pelo Espírito Santo para testemunharmos ao bom povo desta Península a misericórdia infinita do Senhor.

Teremos, para nos mobilizar na celebração destes quarenta anos de peregrinação eclesial e diocesana, o seguinte lema: Igreja de Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza

O sr. Padre Carlos Rosmaninho, pároco do Montijo (Espírito Santo) coordenará as celebrações. Espero que com o seu talento envolva a todos – crianças, jovens, adultos, idosos – na oração, no anúncio deste projeto e na alegria desta celebração. Alegria que nasce da redescoberta da misericórdia de Deus e que contém o desejo ardente de sermos ‘Igreja em saída’ como o Papa Francisco nos tem pedido sobretudo pela carta “A Alegria do Evangelho”, que desejamos meditar e assimilar.

Com Maria digamos todos um grande Sim!

Suplicando a Bênção de Deus sobre cada um de vós, peço a vossa oração por mim e por toda a Diocese.

Setúbal, 16/07/2014

+ Gilberto, Bispo de Setúbal