Jubileu das Famílias

12938257_457662434419751_8352531710755540935_n

No passado dia 10 de Abril celebrou-se o Jubileu das Famílias, em conjunto com o Dia Diocesano da Família. A manhã foi no Santuário de Cristo Rei e a tarde no Seminário de Almada.

Muita foi a chuva que brindou na parte da manhã os participantes neste encontro. O Pavilhão do Rosário, no Santuário de Cristo Rei, acolheu a Eucaristia de abertura presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

«Há muitas famílias que não vieram para estar junto da família das famílias que é a paróquia», disse, lembrando que estão juntas e apelando à oração. Com muitas famílias presentes o prelado lembrou a sua família de oito irmãos, e manifestou-se muito alegre pela presença de muita gente naquele dia. «Família é uma cédula de vida neste projeto de Deus para a humanidade», referiu.

Depois da homilia o bispo de Setúbal abençoou os casais que celebram 25 e 50 anos de matrimónio neste ano. Uma bênção que contou ainda com um abraço fraterno a todos os casais por parte de D. José Ornelas.

O único casal que participou nesta celebração a completar 50 anos de casamento foi José Carlos e Olinda Ferreira, da paróquia de Santa Cruz do Barreiro. «Estamos muito felizes por este momento, é uma graça», referiu Olinda Ferreira. Este casal simbolicamente passou com o bispo a Porta Santa na igreja jubilar do Cristo Rei.

Ainda antes de todas as famílias terem passado a Porta Santa o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, dinamizador do dia, agradeceu e apresentou-se ao prelado. Além do secretariado, o dia contou com a colaboração dos movimentos que na diocese se ocupam da Família: Centros de Preparação para o Matrimónio, Equipas de Nossa Senhora, Encontro Matrimonial e Famílias de Schoenstatt.

O almoço partilhado realizou-se no Seminário de Almada. A parte da tarde ficou marcada por uma conferência, subordinada ao tema «Viver a Misericórdia na Família», ao mesmo tempo que decorriam diversos ateliers para crianças, adolescentes e jovens. Para o encerramento do encontro realizou-se o lançamento do CD, «Família, Santuário de Misericórdia».

BML

18 de Abril de 2016