Padre Leonel neves tomou posse na Paróquia da Quinta do Anjo

Tomada_Posse_PeLeonel_QuintaAnjo

A Paróquia da Quinta do Anjo recebeu, no passado dia 27 de agosto, o novo pároco, Padre Leonel Neves. Depois de sete anos, aquela comunidade despediu-se do Padre Carlos Silva, que assumirá a missão de vice-reitor do Seminário de São Paulo de Almada.

Fotos disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

Na homilia da Eucaristia, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, sublinhou que os sacerdotes estão ao serviço da comunidade e a ela se dedicam, porque foram chamados e colocados ali por Nosso Senhor.

“O Padre Leonel não vem como líder para esta comunidade, mas como representante do Mestre. Acolham-no, porque ninguém é capaz de fazer isto sozinho. – afirmou o Bispo diocesano, dirigindo-se aos paroquianos – Ele é chamado a ser dom de Deus para vós, mas vocês também são chamados a ser dom para ele. É assim que funciona o serviço de autoridade na Igreja, em nome do Pai que temos, mas que confia a cada um uma função especial”.

Após a homilia, o Padre Leonel Neves fez a sua profissão de fé diante da comunidade, iniciando a oração do Credo. Seguiu-se depois o juramento de fidelidade à Igreja e serviço à comunidade.

O “mistério da presença” e a importância de “ir ao encontro”

Ao terminar a Eucaristia, nas suas palavras de despedida, o Padre Carlos Silva disse que os sete anos em que esteve ao serviço da Paróquia da Quinta do Anjo passaram muito depressa. “Significa que o tempo que passou foi bem vivido”, afirmou.

Sublinhando que a Paróquia se revelou uma surpresa pela sua extensão e diversidade, o sacerdote disse ainda que com a vida de pastor na Paróquia aprendeu o “mistério da presença” e a importância de sair e ir ao encontro.

“Quando aqui cheguei, percebi que aquilo a que Deus me chamava na paróquia era a estar presente em tudo, e com todos, para que a comunidade fosse capaz de caminhar por si própria. Depois, percebi a importância de sair e ir ao encontro, porque quando nos abrimos aos outros, descobrimo-nos”, declarou.

Um trabalho na continuidade

Já o Padre Leonel Neves, que nos tempos da sua infância e adolescência viveu entre Palmela e Azeitão, afirmou que chega à Paróquia da Quinta do Anjo, não como “o menino de mochila às costas” que por ali passava quando ia para a escola, mas como “o Padre Leonel, enviado como sacerdote às quatro comunidades da Paróquia da Quinta do Anjo”.

“Dou muitas graças a Nosso Senhor pela forma providente como tem conduzido a minha história.  Chego aqui, a esta paróquia, como missionário e entro na continuidade do trabalho aqui iniciado pelo Padre Carlos Silva. Ele, a quem muito agradeço testemunho e exemplo que dá. Um Padre discreto, que se dá no silêncio, mas que frutifica muito”, destacou o novo pároco.

Anabela Sousa

29 de Agosto de 2017