Pentecostes/D. José Ornelas: “Reunimos aqui porque o Espírito que recebemos é um Espírito de comunhão que nos traz juntos e nos abre as portas à missão”

20210525-celebracao-pentecostes-se (71)

A Eucaristia de Pentecostes na Sé de Setúbal foi marcada pela proclamação do caminho sinodal, o primeiro da Diocese, e pela entrega dos decretos de nomeação dos novos Vigários Forâneos. Mais de duas dezenas de jovens da Paróquia de Santa Maria da Graça e São Julião foram crismados na celebração, presidida por D. José Ornelas.

“Hoje é um dia especial para toda a Igreja: é praticamente o dia do início da Igreja” afirmou o Bispo de Setúbal na alocução inicial da Eucaristia do Domingo de Pentecostes.

O prelado explicou que os apóstolos, no dia de Pentecostes, “estavam fechados com medo, em casa” e que com a descida do Espírito sobre eles saíram para a cidade e para o mundo. “Esta é a nossa vocação de Igreja” – continuou – “reunimos aqui porque o Espírito que recebemos é um Espírito de comunhão que nos traz juntos e nos abre as portas à missão”.

O Pentecostes foi a ocasião escolhida por D. José Ornelas para proclamar solenemente o início do caminho sinodal a realizar-se na Diocese e que culminará com a convocação de um Sínodo Diocesano no Cinquentenário da Diocese, em 2025.

Na vida de uma Igreja Local, esta é uma idade de menina, mas essa pequenez juvenil não é motivo para desânimo ou receio. Antes, assumindo a atitude de Maria, a “Cheia de Graça” e nossa Padroeira, podemos louvar a Deus que “olhou para a pequenez da sua serva” e proclamar que “o seu Nome é Santo” e “fez grandes coisas”, também entre nós, ao longo destes anos.”

O prelado considera este um “percurso de transformação do nosso modo de pensar e do nosso modo de organizar-nos”, tendo como fim último a missão da Igreja que é “levar Cristo ao mundo”. Pede o Bispo diocesano que, depois deste caminho, “sejamos mais filhos e filhas de Deus, mais irmãos, mais solidários e mais atentos uns aos outros”.

“Vocês são [parte da] história a partir de agora”

Na celebração, um grupo de jovens recebeu o dom do Espírito Santo, no Sacramento da Confirmação, com um convite do prelado para a missão.

“É na efusão do Espírito que se pode falar do caminho que a Igreja faz. Tudo começa com o Baptismo que recordámos no início da celebração, aspergindo-nos, deixando que a água do Baptismo renovasse de novo a nossa alma, o nosso coração, a nossa inteligência, a nossa vontade para que seja o Espírito a guiar-nos e ter-nos ativos, presentes e caminhantes dentro da Igreja” começou por explicar o prelado na sua homilia.

Quando Ele vos batizou a maioria não sabia falar. Deus vê-vos agora, aqui, crescidos. Sois gente, homens e mulheres, desta Igreja. E temos gosto de vos acolher. Esta Igreja precisa de vocês neste tempo especial” dirigiu aos jovens crismandos.

O Bispo de Setúbal elucidou-os sobre os vários passos da celebração, considerando o Crisma uma “cerimónia simples mais repleta de significado”, começando pela profissão de fé e terminando com o momento da administração do Óleo do Crisma.

“Vocês são história a partir da agora. É por isso que recebem o Crisma hoje. Hoje, sois vocês para que o que aconteça na vossa vida, aconteça na Igreja através de vocês”, enviou.

Por fim, D. José Ornelas lembrou a Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em 2023 em Portugal, da qual os jovens serão protagonistas na caminhada:

Daqui a 50 anos, são vocês que vão contar a história deste cinquentenário e da JMJ.”

Recordou o tema da Jornada, “Maria levantou-se e partiu apressadamente em direção à montanha”, convidando os jovens a rezar como Maria, “para que fiquem inundados pelo Espírito Santo e fiquem parecidos com Ele”.

“Encontramo-nos na Sé, Igreja de Santa Maria da Graça. É essa vocação de Maria que deve marcar o nosso ser cristão”, concluiu.

O Bispo de Setúbal dirigiu ainda uma palavra aos novos Vigários Forâneos, que neste Domingo de Pentecostes iniciaram funções para o quinquénio 2021-2026. Os sacerdotes, que marcaram presença na celebração, foram apontados por D. José Ornelas como “sinal de unidade da Diocese, sinal de sinodalidade, do caminho que fazemos em conjunto”.

JM

Diocese/Cinquentenário: D. José Ornelas anunciou Primeiro Sínodo da Igreja Diocesana de Setúbal

25 de Maio de 2021