Domingo de Ramos: “Jesus não volta a cara perante o sofrimento”

20180325-Missa-Ramos-09

A Semana Santa iniciou, no passado domingo, dia 25 de março, com a Missa de Ramos na Paixão do Senhor. O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu à Eucaristia na Sé, que iniciou com a bênção dos ramos na Igreja de São Julião. Na homilia, o Prelado afirmou que, para celebrar, verdadeiramente, a Páscoa é necessário assumir as debilidades do mundo.

“Jesus não volta a cara perante o sofrimento, a miséria e todos os dramas da humanidade. Ele vem assumir todo esse peso e carregá-lo, levantá-lo com o amor poderoso do Pai, porque confia nEle, e sabe que o fim desse caminho é a Vida para si e para a humanidade”, afirmou o Bispo de Setúbal.

“Se não assumirmos as nossas debilidades e a miséria do mundo, a Páscoa será só uma encenação – disse ainda – Temos que estender a mão aos que mais sofrem, que precisam de esperança e criar um mundo melhor. Jesus termina os seus dias rodeado de ladrões e é a partir daí que precisamos de regenerar a humanidade”.

Neste início de Semana Santa, D. José Ornelas lembrou também que “encontramos Jesus como Salvador humilde, montado num jumentinho e não num soberbo cavalo de guerra os instalados nos sumptuosos coches dos magnatas”.

AS

27 de Março de 2018