São João Paulo II: agregação de jovens de Lisboa assinala centenário do nascimento do Papa polaco

20200512-sao-joao-paulo-ii

Para celebrar os 100 anos do nascimento de Karol Wojtyla, que se assinalam a 18 de maio, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidirá pelas 19h a uma Missa de ação de graças, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.

Com transmissão online através do facebook e youtube do Patriarcado de Lisboa, esta iniciativa é impulsionada pelo “Eu Acredito”, um grupo que congrega jovens de várias paróquias, movimentos eclesiais e serviços diocesanos do Patriarcado de Lisboa.

“É um convite a que os jovens e famílias rezem em suas casas, estando em comunhão com a Igreja para agradecer a vida e o ministério do Papa Santo” referem os jovens em comunicado.

Para o “Eu Acredito” esta é uma “oportunidade de partilha entre gerações que, unidas em oração e em comunhão com toda a Igreja, inspirem cada um a não ter medo de ser santo, como desafiou Wojtyla”.

Karol Wojtyla nasceu a 18 de maio de 1920 em Wadowice, uma localidade perto de Cracóvia, Polónia. Foi ordenado padre a 1 de novembro de 1946, dia de todos os Santos e foi nomeado para o Colégio dos Cardeais a 26 de junho de 1967 pelo então Papa Paulo VI. Após a morte do Papa João Paulo I, Karol Wojtyla é eleito Papa pelo Conclave, a 16 de outubro de 1978.

Ao longo do seu magistério, o Papa João Paulo II marcou a Igreja Católica e a história do mundo. O seu espírito alegre e sempre jovem foi exemplo para uma geração que cresceu no pós-guerra e viu no Papa uma forma de viver o dia-a-dia em comunhão com a Igreja. Ao longo de mais de 26 anos, o Papa visitou 129 países, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos. Aos jovens, o Papa João Paulo II dedicou grande parte da sua atenção, tendo criado as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), cuja próxima edição internacional terá lugar em Lisboa, em 2023.

O Papa João Paulo, beatificado a 1 de maio de 2011 e canonizado a 27 de abril de 2014, visitou Portugal três vezes: em 1982, em 1991 e em 2000.

14 de Maio de 2020