comprehensive-camels

CNE: Escuteiros de Setúbal participaram no Encontro Nacional de Guias

20180512-CNE-Enc-Nac-Guias-01

Realizou-se no fim semana 12 e 13 maio o Encontro Nacional de Guias, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), na Batalha. O imaginário escolhido foi os “Cavaleiros da Távola Redonda”. Estiveram reunidos mais de 200 guias representar 18 regiões com o mote: “E tu Guia, ‘guias’ ou empurras?”.

A região de Setúbal foi representada por 3 lobitos, 3 exploradores e moços, 3 pioneiros e marinheiros e 3 caminheiros e companheiros, eleitos no curso de guias regional de novembro último, onde estiveram mais de 500 guias reunidos.

Foi um fim semana de reflexão e discussão sobre o papel e missão do Guia. O Encontro Nacional de Guias, ajudou a que os nossos jovens ficassem a conhecer outras regiões, o modo de atuar de cada guia e as diferentes realidades das regiões.

Esta nova experiência mudou os, tal como mostram os seus testemunhos:

“Sinto que conhecer outras regiões e como funcionam e, as grandes diferenças que há entre nós, mudou mesmo a minha perspetiva do Escutismo em Portugal”, Eduardo Delgado, Agrupamento 802 Pragal

“Serviu para vir uma pessoa com maneiras diferentes de atuar e resolver problemas. Estas atividades ajudam imenso a perceber o funcionamento do CNE e, principalmente, como funciona o Escutismo”, Luís Teixeira, Agrupamento 253 Seixal

O lobito Bernardo, do Agrupamento 643 do Pinhal Novo, recebeu espada dourada pelo seu empenho e participação nas várias dinâmicas e debates durante atividade.

Milene Santos, Secretária Regional Pedagógica da I Secção do CNE em Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
20 de Maio de 2018