Juventude e Vocações no centro da ação pastoral 2018-2020

20180525-Juventude-Vocacoes

Envolver os jovens na vida das Paróquias e da Diocese, incentivando-os para a missão, preparar a Diocese para a celebração do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz, e elevar Vale de Figueira a Paróquia: estas foram as principais resoluções do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal que se realizou no passado dia 22 de maio.

O Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal, que esteve reunido no passado dia 22 de maio, considerou que é necessário envolver os jovens na vida das Paróquias e da Diocese, incentivando-os para a missão.

Neste âmbito, a Diocese de Setúbal vai colocar a juventude e as vocações no centro sua ação pastoral ao longo do próximo biénio (2018-2020), procurando acompanhar o caminho que a Igreja tem vindo a fazer na preparação para o próximo Sínodo dos Bispos dedicado a este tema.

De acordo com o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, mantendo-se o tema geral centrado na Pastoral da Juventude e Vocações, a Diocese deverá aderir também à convocação da Igreja em Portugal para um Ano Missionário, dando uma perspetiva missionária ao tema da pastoral juvenil e vocacional.

IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz

Outro dos temas abordados neste Conselho Presbiteral foi o IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz, efeméride que a Diocese de Setúbal se prepara para assinalar em 2019.

Frade e poeta português, nasceu em Ponte da Barca, em 1540, e veio a falecer, em Setúbal, em 1619. Depois de ter ingressado na vida religiosa aos vinte anos, nos Franciscanos Capuchos, viveu como eremita no Convento da Arrábida nos últimos 14 anos da sua vida, local que inspirou a sua poesia, pautada pela natureza, penitência e afastamento do mundo.

Vale de Figueira vai ser elevada a Paróquia

O Conselho Presbiteral deu ainda parecer positivo à elevação a Paróquia da Quasi-Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Vale de Figueira, o que acontecerá já no próximo dia 09 de junho, na Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Anabela Sousa

25 de Maio de 2018