Setúbal no 61º Encontro Nacional de Catequese

Encontro formação catequistas ferragudo

Sob o tema «Identidade e Ministério do Catequista: Desafios Pastorais», o 61º Encontro Nacional de Catequese reuniu quase 90 responsáveis diocesanos em Ferragudo, na Diocese do Algarve, tendo como participantes provenientes da diocese de Setúbal eu, Isabel Rosendo, e Dulce Maravilha, ambas formadores de catequistas. Foram dias de reflexão e aprofundamento dos diversos documentos da Igreja sobre o “perfil do catequista” e o seu “ministério” instituído pelo Papa Francisco na Carta Apostólica Antiquom Ministerium a 10 de maio de 2021.

Foi um tempo de partilha, debate e conhecimento de realidades muito díspares, mas que na sua diversidade formam a riqueza da Igreja de Jesus Cristo. Estes três dias, intensamente vividos, foram profundamente ricos a nível pedagógico, espiritual e humano.

Partimos de Ferragudo revigorados, mais esclarecidos, mas também conscientes de que não existem receitas, nem vias pré-definidas. Temos um caminho a percorrer, segundo as especificidades de cada diocese e do povo de Deus que a forma.

Segundo D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, um dos prelados presente no Encontro: “Como catequistas estamos em caminho de aprendizagem, de aprofundamento teológico, pedagógico, espiritual… O que importa é continuarmos a caminhar.”

Assim seja.

Texto: Isabel Rosendo Foto: Secretariado Nacional de Educação Cristã