comprehensive-camels

Sesimbra – Juventude: Visita Pastoral do Bispo de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, está em visitas pastorais às paróquias da Diocese de Setúbal, com especial enfoque na juventude. Um caminho a ser percorrido em dois anos, entre 2018 e 2020, num biénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“.

De 05 a 10 de novembro, D. José Ornelas esteve na Paróquia de Sesimbra e foi acompanhado, nos diferentes momentos da visita, pelo pároco, Padre Manuel Silva.

Encontro com a comunidade e grupos paroquiais

A Paróquia de Sesimbra marcou o início da semana de visita do Bispo com um encontro com toda a comunidade e grupos paroquiais e convidou-os a acolher os jovens.

“Depois do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, este é o momento para dar protagonismo aos jovens. Queremos uma igreja jovem, e para isso é necessário que os jovens estejam presentes, que nós os ouçamos naquilo que querem para a Igreja e o que sentem”, disse.

Um pedido aos jovens na Paróquia: procurar ter espaço ativo na comunidade

Os momentos de encontro de D. José Ornelas com os jovens da Paróquia foram ocasiões privilegiadas para um contacto mais próximo e, não raras vezes, os jovens puderam interpelar diretamente o Bispo.

Para além dos encontros individuais com o Agrupamento de Escuteiros 325 Sesimbra, com a Catequese Paroquial e com os Acólitos, os momentos fortes foram a Vigília de Oração, os momentos formativos dos workshops e o Conselho Paroquial de Jovens.

D. José Ornelas pediu aos jovens para não deixarem as redes sociais substituírem o contacto presencial. “Fecharmo-nos na rede não funciona – afirmou – É preciso construirmos caminho juntos, sonhar juntos e agir juntos. Vocês, jovens, têm que estar na linha da frente da nossa Diocese. Tem que dar vida à nossa Igreja, têm que desafiar a comunidade e ter espaço ativo dentro dela”.

Na vigília de oração, que se realizou na Igreja Matriz, a celebração terminou com um momento artístico juvenil e com a entrega da carta dos padres sinodais aos jovens.  

Promovidos pelo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, os workshops apelaram ao compromisso a que os jovens são chamados. Iniciando-se com o tema “A Cruz como Fonte de Vida”, explicado pelo Bispo de Setúbal, contaram também com a presença das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, que deixaram, aos jovens, recursos de pastoral juvenil. O casal Ricardo e Leonor, da Paróquia de Santo André – Barreiro, deram o seu testemunho vocacional de vida em família. 

Já no Conselho Paroquial de Jovens ficou instituído o projeto de caminho em Jesus que os jovens da Paróquia gostariam de implementar, para ir ao encontro de mais jovens e daqueles que mais precisam, numa Igreja que, reconhecem, está envelhecida.

Eucaristia de envio e compromisso

Na Eucaristia de envio e compromisso, onde o Bispo entregou aos jovens, como sinal da sua passagem, uma cruz idêntica à sua cruz episcopal, apelou para que a juventude levasse o resto da comunidade a “irem onde ainda não se está”: “É o Espírito que anima a vida da comunidade e da Diocese, dos jovens que estão dentro da Igreja e que estão fora. Não tenham medo de ir e, juntos, anunciar”.

Assembleia Municipal de Jovens

Na visita à Assembleia Municipal de Sesimbra, o Bispo de Setúbal ficou a conhecer o projeto da Assembleia Municipal de Jovens, que conta já com quinze edições, e que foi apresentado pela Presidente, Odete Graça.

Este é um projeto de promoção da cidadania dedicado aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico dos 5 Agrupamentos do município, assumido por uma assembleia municipal, cuja iniciativa se tem afirmado no panorama nacional, graças às suas características particulares e inovadoras, envolvendo mais de 700 jovens e cerca de 20 professores que ao longo das edições se têm mobilizado em torno dos seus objetivos.

Entre os alunos da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho

No decurso de um ano missionário, decretado pela Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas dedica-se à missão entre os jovens e vai ao encontro daqueles que estão para lá das portas da Igreja.

Em Sesimbra, visitou a Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho. Aí, o Bispo de Setúbal partilhou a sua experiência, também enquanto estudante, e lembrou o quão importante é aprender, para usar bem as ferramentas que a vida oferece. Alguns dos alunos colocaram questões sobre a realidade eclesial.

Pediu, também, aos jovens que fossem ao encontro daqueles que mais precisam: “Vocês, jovens, são gente genial. Peço-vos que vão ao encontro daqueles que mais precisam do vosso carinho e da vossa companhia. Sejam cuidadores e façam os outros felizes porque a felicidade está em dar. Não há nada mais bonito do que acender um sorriso no rosto de alguém”.

No desporto e na música, a importância do trabalho em equipa e a riqueza das relações intergeracionais

Continuando ao encontro das realidades extra eclesiais, o Bispo de Setúbal visitou, ainda, o Grupo Desportivo de Sesimbra, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, a Sociedade Musical Sesimbrense e algumas Escolas de Samba.

Junto da equipa de voleibol do Grupo Desportivo de Sesimbra, D. José Ornelas destacou a importância do trabalho em equipa, contando com as capacidades e fraquezas uns dos outros. Sublinhou, ainda, a importância do verdadeiro espírito desportivo: dar o máximo, festejar juntos as vitórias e aceitar as derrotas, aplaudindo os adversários.

Já na Sociedade Musical Sesimbrense e junto da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, D. José Ornelas destacou o sentido espiritual da música e a importância da música na formação de qualquer pessoa e que ser parte de uma banda ou uma fanfarra é ser parte integrante da cultura de uma comunidade e de um povo. O Bispo sublinhou, ainda, o trabalho intergeracional que ali se desenvolve, como aspeto fundamental para o valor da humanidade.

D. José Ornelas tomou contacto com algumas Escolas de Samba da vila de Sesimbra, uma vez que o Carnaval de Sesimbra é dos mais importantes e conhecidos carnavais portugueses, e que marca, indelevelmente, a vida de muitos sesimbrenses.

Santa Casa da Misericórdia

À margem de uma visita pastoral dedicada à Juventude, D. José Ornelas passou, também, pela Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra.

AS

Partilhe nas redes sociais!
16 de Novembro de 2018