Cáritas: Semana Cáritas chamou a atenção para os problemas sociais

20190404-Semana-Caritas-Encerramento-03

No dia 24 de março, pelas onze horas, na Igreja de Nossa senhora de Fátima, da Paróquia da Cova da Piedade, celebrou-se a Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, tendo como concelebrantes o pároco, Pe. José Pinheiro, o vigário paroquial, Pe. Afonso Liberal, e o Padre Adalberto Saraiva. (Eucaristia na TVI Player, clicando aqui)

A Eucaristia foi animada pelo coro da paróquia e contou com as presenças da Presidenta da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, do Vereador da Ação Social, do Presidente da União de Freguesias, representantes da Cáritas Portuguesa, da Comissão Diocesana de Justiça e Paz, da Cáritas Diocesana de Setúbal e Grupos Paroquiais de Ação social, nomeadamente da Cáritas Paroquial da Cova da Piedade.

A Eucaristia foi transmitida pela TVI, que uma vez mais quiz destacar Setúbal, permitindo assim que a Cáritas Diocesana chamasse a atenção de crentes e não crentes, para os problemas sociais, fazendo apelo à solidariedade de todos quer no peditório público quer nos ofertórios desse dia e também para a situação dramática que se vive em Moçambique, oportunidade que o presidente da Cáritas Diocesana não perdeu na breve alocução que fez.

Realçou ainda o trabalho silencioso e de profunda caridade que os grupos e movimentos fazem nas paróquias ao serviço dos mais pobres; destacou o papel de colaboradore(a)s da Cáritas na preparação e participação nos eventos da semana.

O Senhor Bispo, na sua homilia, além da reflexão sobre as leituras e o Evangelho, fez um enquadramento apelando à mudança do coração, alteração de atitudes que preservem a Casa Comum e tornemos cada vez mais uma só Família Humana. Denunciou alguns males da sociedade atual como o egoísmo e a corrupção, que silenciosamente destroem a sociedade.

Noutra comunidade, paroquial, do Espírito Santo, Montijo, decorreu em paralelo a colheita benévola de sangue, à qual aderiram 44 doadores.

No final da Eucaristia a Cáritas Paroquial organizou um convívio para a família Cáritas.

A todo(a)s quanto(a)s se envolveram no peditório público, paróquias da diocese e a nível nacional, às voluntárias da Cáritas Diocesana, bem como aos  que prepararam as atividades e participaram nelas, não esquecendo as atividades desportivas, a Cáritas Diocesana deixa um agradecimento muito especial, pelo empenho e brilho que a semana teve na divulgação e expressão da sua ação na divulgação do Evangelho, dando assim testemunho da Fé em Jesus Cristo.

Eng.º Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal

04 de Abril de 2019