Externato Frei Luís de Sousa acolhe 18º Encontro Nacional da Rede de Escolas da UNESCO

20190428-Externato-Frei-Luis-Sousa-UNESCO-02

O Externato Diocesano Frei Luís de Sousa é o anfitrião do 18º Encontro da Rede Nacional de Escolas UNESCO que teve início no passado dia 26 de abril e encerrou hoje, dia 28 de Abril.

O encontro, subordinado ao tema “Agenda 2030 – Assegurar uma educação de qualidade para todos ao longo da vida”, reuniu cerca de 120 pessoas representantes de estabelecimentos de ensino portugueses que, como o Externato Frei Luís de Sousa, são escolas associadas deste organismo das Nações Unidas.

O encontro contou ainda com a presença dos responsáveis e outros representantes das Comissões Nacionais da UNESCO de Angola, Brasil, Cabo Verde e Guiné Bissau. Na sessão formal de abertura, ocorrida ontem, 27 de abril, usaram da palavra o Diretor do Externato Frei Luís de Sousa, Fernando Magalhães, a Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito, o Vice-presidente e Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro e D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.

Na sua alocução, o representante da edilidade reforçou o carácter de Cidade de Cruzamento de Culturas que Almada é e de Cidade Educadora como é e pretende ser cada vez mais reconhecida.

Já por seu turno, o bispo de Setúbal marcou a sua intervenção com a importância da UNESCO enquanto cuidadora das crianças e jovens na educação para todos; além disso, reforçou a importância de ser, por todos, assumido um papel de cuidador desta casa comum, que é o planeta, e das pessoas que o habitam, sendo a escola o espaço privilegiado de educação e formação desses cuidadores para a vida.

Os trabalhos contaram com dinâmicas de grupos de trabalho e de conferências de fundo, tendo sido também apresentada uma das acções UNESCO do Externato Frei Luís de Sousa, o projecto ERASMUS “COSMUS – Community School Museums”, pelo seu coordenador, professor Miguel Feio.

Externato Diocesano Frei Luís de Sousa

28 de Abril de 2019