Catequese: Secretariado Diocesano promove formação online do projeto “Say Yes”

20200923-formacao-sayyes-banner

Iniciativa destina-se a catequistas que acompanham grupos de adolescentes inseridos ou que se vão inserir no projeto “Say Yes, aprender a dizer sim”.

No próximo sábado, dia 26 de setembro, pelas 21h00, vai realizar-se uma formação online sobre o projeto “Say Yes”.

De acordo com o Secretariado Diocesano, o encontro tem como intuito dar conta das novidades do “itinerário, materiais e metodologia programada e ajustada para este ano”.

A formação destina-se aos catequistas da adolescência envolvidos no projeto, será de acesso livre e online via Zoom, com as seguintes referências:

Catequese rumo à JMJ 2023 Lisboa

“O Say Yes: aprender a dizer sim” é um projeto de Catequese para adolescentes com o objetivo de fazer um caminho formativo rumo à Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em Lisboa em 2023. A iniciativa partiu do Serviço de Catequese do Patriarcado de Lisboa mas foi implementado a nível nacional.

O projeto “segue a história da JMJ nas suas diversas etapas” e inspira-se no “recente sínodo sobre os jovens e na Exortação Apostólica Cristo Vive” para valorizar “o caminho de discernimento da própria vocação como resposta ao chamamento de Deus”.

Ao longo de três anos os adolescentes, do 7º ao 10º volume da catequese, vão trabalhar, a partir de uma “pedagogia projetual de evangelização e de serviço” na procura da “abertura ao Espírito Santo como ‘alma da missão'”.

A proposta quer ser contributo para “renovação da catequese com adolescentes” e apresenta-se como tendo “um caráter experimental” e de “laboratório de inovação catequética” que vai permitir “envolver os catequistas num processo formativo e colaborativo” e ser o “advento” da futura catequese com adolescentes que entrará em vigor no pós-JMJ Lisboa 2023.

Os temas das catequeses, explorados durante um mês, correspondem aos temas das várias edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude. Para o segundo ano do projeto estão previstas as etapas correspondentes aos encontros de Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000) e Toronto (2020).

Adolescentes fazem avaliação positiva do primeiro ano

Mais de três mil e quinhentos adolescentes, num universo de cerca de sessenta mil que participam na iniciativa o ano passado a nível nacional, responderam a um “pequeno inquérito que pretendia avaliar o primeiro ano do projeto”.

«Inovação», «Incrível» e «Interessante» são expressões em destaque na avaliação online realizada no final do primeiro ano de projeto «Say yes, aprender a dizer sim»

O dinamismo, a interação, a oportunidade de crescimento e o envolvimento na comunidade foram alguns dos aspetos salientados nos questionários.

JM (com o portal EDUCRIS)

23 de Setembro de 2020