Pré-Seminário: “Partilhar o dom da vida”

20190506-Pre-Seminario-Pascoa-06

De 15 a 18 de abril decorreu o encontro de Páscoa 2019 do Pré-Seminário Diocesano. O jovem José Luís, da Paróquia de Pinhal de Frades, deixa-nos o seu testemunho e conta-nos como decorreu mais um encontro que, desta vez, teve um especial momento de partilha e celebração da vida, com o aniversário do Padre Rui Gouveia, reitor do Seminário e diretor da Pastoral das Vocações da Diocese de Setúbal.

O nosso encontro de Páscoa do Pré-Seminário foi iniciado ao jantar do dia 15 de Abril, onde tivemos o primeiro contacto com todos os rapazes dos dois grupos participantes, mais novos e mais velhos.

No primeiro dia fomos separados e o grupo dos mais velhos foi visitar a paróquia da Quinta do Anjo e falar um pouco com o Padre Leonel. Almoçámos com o próprio e de seguida fomos com o seminarista Telmo a uma quinta na Arrábida, onde tivemos uma pequena catequese. À noite, juntamo-nos todos ao jantar e logo de seguida fomos jogar à bola contra um grupo de escuteiros de Vale de Milhaços.

No segundo dia, foi o aniversário do Padre Rui Gouveia, por isso organizámos um almoço partilhado surpresa, com seminaristas e amigos do Padre Rui, e celebrámos Eucaristia todos juntos.

Seguindo o encontro, rezámos o terço junto ao rio Tejo, no Porto Brandão, e logo de seguida fomos para Lisboa onde assistimos a um concerto de música clássica sobre o Evangelho de São Mateus.

No terceiro dia de manhã fomos para Setúbal e estivemos na Missa da Bênção dos Óleos, a Missa Crismal.

E aí acabou o nosso encontro de Páscoa onde, mais uma vez, juntámos os dois grupos do Pré-Seminário e onde vimos, mais uma vez, que nos podemos juntar poucas vezes, mas sempre que o fazemos, partilhamos tudo de forma igual.

Zé Luís (Pinhal de Frades)

06 de Maio de 2019