Conselho Presbiteral refletiu sobre a Carta de Princípios da futura Fundação Dom Manuel Martins

2017-09-SET-DManuel-Martins-falecimento

Reuniu-se, no passado dia 19 de Novembro de 2019, o Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal, sob a presidência do Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, o qual entre outros assuntos, referiu e agradeceu a presença de novas comunidades religiosas na diocese: Dehonianos e Salesianos, bem como dos padres Alexandre Santos e Luís Marques. Foi ainda enaltecida a presença dos padres João Dias e Alexandre Santos, como novos elementos do Conselho Presbiteral.

Após a palavra inicial do Bispo diocesano, o Padre Casimiro Henriques apresentou a Carta de Princípios da futura Fundação D. Manuel Martins. Os objetivos essenciais, são, portanto:

1.  Aprofundar e tornar conhecida a memória de Dom Manuel da Silva Martins;

2. Participar com outras instituições diocesanas e civis interessadas na promoção da dignidade humana, da justiça e da paz;

3. Concretizar a sua missão, de um modo especial, nos seguintes âmbitos de ação:

1. Aprofundamento, formação e proposta da mensagem cristã na sociedade hodierna;
  2. Promoção da cidadania da dignidade, da justiça e da paz, à luz da doutrina social da Igreja;
  3. Presença e participação ativas no mundo da cultura, com especial enfoque na sua dimensão religiosa e humanista.

Esta Carta de Princípios é o documento base para a constituição dos estatutos, que foram apresentados ao conselho presbiteral e discutidos no plenário.

A Diocese de Setúbal rumo à JMJ Lisboa 2022

O Padre Luís Ferreira, Vigário para a Pastoral informou que:

• Estão a decorrer as visitas pastorais na Vigararia de Barreiro/Moita que irão terminar em Santa Maria, com as comemorações dos 50 anos da Paróquia;
  • Já se iniciaram as formações para o programa diocesano de preparação para a JMJ, #GetReady;
  • As Equipas de Nossa Senhora passam a ter a Diocese de Setúbal como uma região.

Deu ainda uma palavra sobre os jovens, que têm feito um trabalho importante no acompanhamento das visitas do Bispo de Setúbal às Paróquias. Sobre a JMJ Lisboa 2022, estima-se a necessidade de sessenta mil voluntários e de formação espiritual, podendo ser necessário para isso o auxílio de mais sacerdotes para coadjuvar os padres João Dias e  Álvaro Lago, atuais assistentes do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal.

Sobre o encontro entre os professores de EMRC foi comunicado que há falta de docentes para esta disciplina, e foi pedido um contacto maior entre os professores e os párocos.

Estatuto Económico do Clero em revisão

Um dos temas que ocupou a maior parte do Conselho Presbiteral foi a revisão do Estatuto Económico do Clero. Depois de inicialmente apresentado no Plenário do Clero de Outubro e de se terem constituído as comissões de revisão de cada capítulo, o Conselho tem estado a ultimar as revisões capitulares para que em breve, tanto quanto possível, possa ser apresentado à Diocese. Dada a complexidade deste assunto, o mesmo vai continuar no próximo Conselho Presbiteral.

Sobre a próxima formação do Clero no Algarve, esta mantém-se para a nossa diocese nos dias 20 a 23 de Janeiro. Mais informações acerca do assunto, serão oportunamente divulgadas.

Padre João Rosa, Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal

26 de Novembro de 2019