Sugestões da Semana: 19 a 25 de abril de 2020

Um livro, um filme, uma música, um recurso digital, uma atividade e um desafio. Todas as semanas, serão partilhadas sugestões de uma estrutura pastoral para viver com fé os dias de isolamento. Para esta semana, o tema é a educação e as recomendações são do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas.

Face ao panorama nacional de pandemia em que nos encontramos, um significativo número dos cidadãos está confinado a viver o seu dia a dia no espaço familiar, exilado de outros familiares e dos amigos. Apesar destes condicionalismos que decorrem do estado de emergência, é muito importante que não nos sintamos derrotados com o isolamento. Estamos juntos a descobrir nova forma de viver, trabalhar e aprender.
Este é um tempo em que a família passou a ser o epicentro da gestão da pessoa, pelo que, para lá das tecnologias, precisamos de VALORIZAR A PESSOA enquanto ser único, criativo e capaz de se reinventar com os elementos que o rodeiam e que tem à sua disposição: “A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso.” (Stephen Covey).
No âmbito da educação, vivemos tempos de profunda mudança, nomeadamente através da implementação do estudo à distância, o qual veio alterar rotinas e exigiu significativas alterações à vida dos professores/educadores, alunos e respetivas famílias. Nestas circunstâncias extraordinárias, foi notável o esforço dos professores no sentido de, num curto espaço de tempo, terem de fazer reaprendizagens e de se adaptar a novas formas de comunicação e planificação. As famílias, condicionadas aos recursos existentes no seu espaço doméstico, tiveram igualmente de se reorganizar, partilhar, reinventar, procurando encontrar as soluções mais adequadas à nova realidade, quer do ensino à distância, quer do teletrabalho.
Uma das aprendizagens desta pandemia é capacitarmo-nos para estar em família, valorizar o tempo, valorizar o outro, tendo a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica um papel muito importante neste domínio. Para além dos currículos, somos impelidos a atribuir tarefas aos alunos que transcendem os conteúdos programáticos e valorizam os valores humanos: estar consigo próprio, estar em família, viver momentos em família (que, de triviais, passam a ser cruciais), ter tempo para os detalhes, valorizar o alimento que temos, valorizar os esforços que cada elemento da família faz para que nada falte. Em tempos de COVID-19, nunca mais seremos os mesmos… seremos, seguramente, mais cautelosos, mais zelosos e mais unidos.
Nesse sentido, respondendo ao desafio que nos foi dirigido, apresentamos algumas sugestões, no âmbito da educação, para realizar em família, desejando que, através deste contributo, tenha lugar a redescoberta da importância do outro (na vida de cada um de nós), colocando em prática a generosidade e a partilha, animados pela fé, esperança e otimismo.

O Diário de Anne Frank aos quadradinhos de Ari Folman e David Polonsky

O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazis após anos confinada no sótão de uma casa em Amesterdão, ainda hoje emociona o mundo inteiro. O seu diário narra os sentimentos, medos e pequenos alegrias da menina judia e da sua família enquanto tentavam, em vão, escapar ao holocausto. Com adaptação de Ari Folman e ilustração de David Polonsky, esta obra reconta a mesma história mas em banda desenhada. O livro foi publicado com autorização da Fundação Anne Frank e pode ser lido online.

Milagre na Cela 7 (para os mais adultos) e Croods (para os mais novos)

“Milagre na Cela 7” é um filme turco que conta a história de um pai com “deficiência intelectual” que é preso pelo homicídio da filha de um comandante, tendo a partir daí de provar a sua inocência para regressar para junto da sua própria filha. Já “Croods” é uma película de animação sobre uma família pré-histórica que vê a sua caverna ser destruída. Depois disso, os Croods partem numa aventura em busca de um novo lugar para morar, liderados por um rapaz imaginativo que os ajuda a descobrir um mundo inteiramente novo.

“Vai ficar tudo bem” de Cristóvam

Flávio Cristóvam é o autor da música, Pedro Varela é responsável pelo vídeo e Pedro Villas Silva fez a edição da mesma. Três portugueses concretizaram o tema “Vai Ficar Tudo Bem”, música de esperança em tempos de pandemia que está a correr Mundo. É maioritariamente cantada em inglês e conta com cartazes que dizem que vai “correr tudo bem” em diferentes línguas. O videoclip conta neste momento com quase 500 mil visualizações. Assista aqui.

Contalá: canal de Youtube

Um canal sobre livros e leitura com video-books para crianças, projeto de Elsa Serra e Carlota Flieg. Aqui, todas as obras são lidas por uma contadora com o objetivo de fazer “as crianças navegarem no imenso mar de histórias”. Sugerimos que assistam à leitura da obra “A Gigantesca Pequena Coisa”, através do canal de Youtube do projeto.

Assistir um concerto online

Sugerimos o concerto “Música para dar esperança” de Andrea Bocelli, que realizou na Catedral de Milão no Domingo de Páscoa. No comovente momento, que correu o mundo, o tenor italiano deixou as seguintes palavras: “Acredito na força de rezarmos juntos. Acredito na Páscoa Cristã, um símbolo universal de renascimento que todos nós – mesmo os não crentes – precisamos neste momento. Graças à música, vamos unir milhões de mãos no mundo inteiro e abraçar o coração pulsante da Terra ferida”. Assista aqui.

“Redescobrir o poder da esperança” em tempos de quarentena

Apesar destes condicionalismos que decorrem do estado de emergência, é muito importante que não nos sintamos derrotados com o isolamento, a fragilidade e as notícias predominantemente sobre novos casos de contágio e morte. Este é o momento para “redescobrir o poder da esperança” pelo que recomendamos a leitura do artigo com o mesmo nome do cardeal D. José Tolentino Mendonça publicado no Expresso.

18 de Abril de 2020