Liturgia Diária: Solenidade do Nascimento de S. João Baptista – “Dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João.” (Lc 1, 5-17)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Solenidade do Nascimento de S. João Baptista

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre João de Brito, Quasi-Pároco de São Francisco Xavier, no Monte de Caparica

Zacarias está mudo. Provavelmente num silêncio que já não é só consequência da sua falta de fé, mas também da perceção de um mistério pelo qual se sente ultrapassado. Como atrever-se a falar aos homens, depois de ter falado atrevidamente ao anjo? De Zacarias não se ouve uma palavra, enquanto não gravar o nome João naquela tábua. Não seria, no entanto, a primeira vez que o fazia. Se não, como sabia Isabel que o seu nome seria João? O Evangelho não nos diz que a ela lhe tenha aparecido o anjo. Não havia ninguém na família com aquele nome. Cabe pensar que nalgum momento e de alguma forma, talvez numa outra tábua, Zacarias lho tenha revelado. Envergonhado, humilhado, de olhos postos naquele dom de Deus que o anjo lhe tinha prometido. E com que fé o coração daquela mulher recebeu aquele nome, o nome que Deus dava ao seu filho. “Não. Ele vai chamar-se João”, diz, com segura tranquilidade. Isabel não lhe dá o nome, mas diz que lhe será dado esse nome. Quem lhe dá o nome é Zacarias, o pai: “O seu nome é João”, escreve na tábua. Escreve na tábua, como outrora o dedo de Deus escreveu os Dez Mandamentos nas tábuas da Lei, no monte Sinai. O texto é, em essência, o mesmo: a vontade de Deus.

E é a decisão de concretizar publicamente a vontade de Deus que desprende a língua de Zacarias. Embora já o tivesse manifestado a Isabel, só a concretização pública da vontade de Deus, nascida da adesão interior e à revelia das expectativas humanas, lhe desprende a língua, fazendo dele um profeta ao seu modo, à sua escala, tornando-o o precursor do Precursor. Por isso, alguns versículos depois, podemos escutar o belo Benedictus, o hino com o qual o pai do profeta profetiza a respeito do próprio filho: “E tu, menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos seus pecados”. A mudez da incredulidade dá lugar a um hino de louvor através da concretização pública da vontade de Deus. Bem-aventurado és tu, Zacarias, porque te abriste à fé nas maravilhas de Deus.

Este episódio evangélico volta-se necessariamente para nós e ilumina a nossa vida nos seus brilhos e sombras. Também as nossas dúvidas estão chamadas a transformar-se em adesão confiante à vontade de Deus. Também a nossa fé se deve concretizar em opções concretas iluminadas pela fé, dando lugar, em nós, aos profetas que somos pelo batismo.

Padre João de Brito, sj

24 de Junho de 2020