Nomeações de D. José Ornelas para a vida Pastoral da Diocese – Julho 2020

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, a fim de prover às necessidades pastorais das paróquias e dos serviços diocesanos, após diálogo com os interessados, nomeia os presbíteros em seguida mencionados para as funções que lhes são confiadas:

Pe. Afonso Liberal:

• Pároco da Paróquia de Vale de Figueira, em substituição do Administrador Paroquial Pe. Luís Filipe de Oliveira Marques, que regressa à sua Diocese de Beja.
  • É igualmente nomeado Vigário Paroquial das Paróquias de Sobreda e Vila Nova de Caparica, sendo Pároco o Pe. José Carlos Caetano Eugénio.
  • Termina as funções de Vigário Paroquial da Paróquia da Cova da Piedade – Almada.

Pe. José Carlos Caetano Eugénio:

• Pároco das Paróquias de Sobreda e Vila Nova de Caparica, em substituição do Pe. João Luís Nabais Dias.
  • É igualmente nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Vale de Figueira, sendo Pároco o Pe. Afonso Liberal.
  • Termina as funções de Capelão do Santuário de Cristo Rei.

Pe. João Luís Nabais Dias:

• Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo – Montijo e da Paróquia de Sarilhos Grandes, em substituição do Pe. João Rosa José.
  • Termina as funções de Pároco das Paróquias de Sobreda e Vila Nova de Caparica.

Pe. António Manuel Rodrigues Estêvão:

• Pároco da Paróquia do Seixal, em substituição do Pe. Armando Augusto Azevedo.
  • Termina as funções de Vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião – Setúbal, bem como das funções que desempenha na Cúria Diocesana.

Pe. Armando Augusto Azevedo:

• Formador do Seminário Diocesano de São Paulo.
  • Capelão do Santuário de Cristo Rei.
  • Cessa as funções de Pároco da Paróquia do Seixal.

Pe. José Miguel Gonçalves Barata Joaquim:

• Pároco da Paróquia de Pinhal Novo, em substituição do Pe. Manuel Pinheiro da Silva Ramalho que, na condição de Pároco Emérito, prestará colaborações pastorais várias na Diocese.
  • Termina as funções de Pároco da Paróquia de Palmela.

Pe. David Tiago da Conceição Caldas:

• Pároco da Paróquia de Palmela, em substituição do Pe. José Miguel Gonçalves Barata Joaquim, sendo coadjuvado pelo Diácono Cláudio Miguel Tavares Rodrigues.
  • Termina as funções de Pároco “in solidum” da Paróquia de São Paulo – Setúbal.

Pe. João Rosa José:

• Vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião – Setúbal, sendo pároco o Pe. Casimiro Simão Abreu Henriques.
  • Colaborador da Cúria Diocesana.
  • Termina as funções de Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo – Montijo e da Paróquia de Sarilhos Grandes.

Pe. José Joaquim Mendes da Costa (Dehoniano):

• Pároco “in solidum” das Paróquias de Santo André – Barreiro e Alhos Vedros, juntamente com o Pe. Nuno Paulo Isidoro Pacheco (Moderador) e o Pe. Agostinho Basílio Teixeira Mendes.

Pe. José Sisto Manuel Sakatu, da Diocese de Lubango – Angola:

• Vigário Paroquial da Paróquia da Cova da Piedade.

A todos estes sacerdotes exprimo uma grande estima e gratidão pela disponibilidade livre e generosa, com que colaboraram na busca de soluções para o serviço da nossa Igreja. Que Espírito do Senhor ilumine e guie cada um deles no desempenho do serviço que lhes é confiado, a fim de que sejam testemunhas do Coração manso e humilde do Bom Pastor, que veio para servir e dar a vida pelo seu Povo, levando igualmente a mensagem do Evangelho àqueles que ainda o não conhecem.

Ao Pe. Manuel Pinheiro da Silva Ramalho, que passa à situação de Pároco Emérito, desejo exprimir, em nome da Diocese, por todos os ofícios que desempenhou ao longo do seu ministério sacerdotal,  de modo especial, ultimamente, na Paróquia do Pinhal Novo, a mais profunda gratidão e estima pela forma dedicada como tem servido a Deus e ao seu povo, na nossa Igreja de Setúbal, esperando que possa realizar o seu propósito de continuar a exercer o seu ministério entre nós, na medida das suas possibilidades.

Às comunidades envolvidas no processo de mudanças, peço que participem dos mesmos sentimentos de gratidão para com os sacerdotes que estiveram ao seu serviço até este momento e que acolham com fé e carinho os que chegam para continuar esta missão.

Outras nomeações complementares de ofícios pastorais, nas Paróquias e na Diocese, serão oportunamente dadas a conhecer, no mês de setembro.

Setúbal, 16 de julho de 2020, no 45º aniversário da criação da Diocese.

+ José Ornelas Carvalho

Bispo de Setúbal