comprehensive-camels

“Verão com Sentido”: #03 – Para quem sou?

20200719-VeraoComSentido-03-ParaQuemSou

 

1. Introdução

Iniciamos hoje o terceiro passo deste Verão com Sentido. Esta semana, convidamos-te a focar a tua atenção num sentido que talvez seja menos lembrado, mas que está sempre presente, e nos remete ao toque pela vida. Através do toque, atreve-te a recentrar a tua vida na descoberta já não de “quem és”, mas de “para quem és”. É natural que tenhas muitas questões, que te surjam inúmeras dúvidas. Se ao menos pudéssemos tocar nas chagas de Jesus para acreditar e ver com maior certeza…! Na leitura que vamos escutar lembramos aquele que tocou nas Suas chagas para que hoje nós permaneçamos felizes por nos sentirmos tocados sem termos visto.

2. Palavra [Jo 20, 24-29]

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor».
Mas ele respondeu-lhes:
«Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei».
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles.
Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse:
«A paz esteja convosco».
Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;
aproxima a tua mão e mete-a no meu lado;
e não sejas incrédulo, mas crente».
Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!».
Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste:
felizes os que acreditam sem terem visto».
Palavra da salvação.

3. Pensa nisto

Consegues sentir o toque de Jesus sem o veres? Que  sentido traz para a tua vida neste mundo? Ao longo da História, muitos foram agraciados por tocar Jesus sem O terem visto, por experimentar a Sua presença pelo dom da fé. E tu? Sentes-te tocado por este dom? É legítimo que tenhamos dúvidas que façamos perguntas. Mas a maior alegria é quando te sentes esclarecido e ligado Àquele para quem és. 

Quantos problemas das nossas vidas nos fazem perder o toque de Deus, quantas alegrias banais nos fazem desviar de O procurar tocar? Mas hoje, no silêncio da tua oração, pede-Lhe a graça de O sentires de um modo especial. O Seu toque cria em ti uma marca tão profunda que já nada permanece igual. Faz-te querer sair e ir ao encontro do outro, tocar o outro. Pode parecer um contrassenso, num tempo que apela ao distanciamento social e a permanecer em casa. Porém, são tantas as pessoas à tua volta (em casa ou fora dela) que precisam de se sentir tocadas, valorizadas, compreendidas, amadas! É neste movimento de saída de ti próprio, neste tocar os outros (mesmo sem mãos) que te descobres. Descobres-te naqueles para quem és. Então, não temas perguntar ao Senhor: “Que queres que eu faça?” Não apenas nas decisões grandes e para toda a vida, mas no concreto de cada dia. Pergunta-Lhe todos os dias, a cada passo: “Para quem posso ser? Para quem devo estar? A quem queres, através de mim, tocar?”.

4. Desafio com sentido

Para esta semana sugerimos um filme: Overcomer (Superação) de Alex Kendrick em 2019. Um filme que vai ajudar a ver que, sem experar, podemos ser veículos de graça através dos quais Deus nos toca a cada um dos Seus filhos.

Sinopse: A vida muda do dia para a noite para o técnico John Harrison quando a sua equipa de Basquetebol e os sonhos de ganhar o campeonato são cancelados com notícias inesperadas. Quando a maior fábrica da localidade fecha e centenas de famílias deixam a cidade, John questiona como ele e a sua família enfrentará um futuro incerto. Depois de concordar relutantemente em treinar corta-mato, John e sua esposa, Amy encontram uma aspirante a atleta que está impondo os seus limites, devido a uma doença, e em uma jornada rumo a uma descoberta. As orações de um amigo recém-descoberto, John torna-se o treinador menos provável a ajudar o corredor a tentar o impossível na maior corrida do ano

5. Oração com sentido

Nesta parte final deixa-te tocar pelo som desta música, que a letra te ajude acreditar naquele para quem és. Deixa-te tocar sabendo para quem és. 

Música: Deixa que Deus te envolva
Letra e música: Luís Manuel Marques
Interpretação: Ana Júlia e Henrique Silva

Deixa que Deus te envolva
Deixa que Ele te toque
E o fogo do amor em ti
Te dará de novo a paz
Deixa que Deus te envolva.

Ruah, Ruah, Ruah, Ruah …
Deixa que Deus te envolva.

 

Pai Nosso…

 

“Verão com Sentido”: itinerário de verão para os jovens em podcast

Partilhe nas redes sociais!
18 de Julho de 2020