Quinta do Anjo: Paróquia convidada a viver ano pastoral com o jovem Carlo Acutis

20180610-Crismas-Quinta-Anjo

Em mensagem publicada nas redes sociais, o Pároco da Quinta do Anjo convoca a comunidade para um novo ano pastoral “atípico” mas em que se continua “a fazer caminho”.

“Saúdo-vos e convoco-vos para um novo ano pastoral. Este é ano muito estranho, muito atípico, vivido de uma forma que não estamos habituados mas em que continuamos a fazer caminho” começa o Padre Leonel Neves em vídeo publicado na página oficial da paróquia no Facebook.

O sacerdote explica que a programação de atividades pastorais está a ser preparada em função do impacto provocado pela pandemia.

Para o triénio dedicado os jovens, estavam pensados patronos para os próximos dois anos pastorais, São João Bosco e São João Paulo II, duas figuras muito ligadas à juventude. Com o adiamento da Jornada Mundial da Juventude para 2023, este planeamento teve de ser repensado, com a introdução de um novo patrono.

“Este ano vamos fazer caminhada com Carlo Acutis, que vai ser beatificado no próximo dia 10 de outubro” explica o Padre Leonel Neves.

“Este jovem era profundamente devoto de Nossa Senhora, devoto e assíduo da Eucaristia, um cristão sério, que vivia a fé no seu dia a dia” afirma o sacerdote, justificando a escolha com a importância de os jovens terem “um exemplo próximo deles”.

O Pároco espera que a devoção de Carlo Acutis à Eucaristia, na qual participava todos os dias, inspire os jovens a reconhecer o seu valor e os motive para uma presença ativa na missa.

“Infelizmente verificámos que no recomeço das Eucaristias [depois do confinamento] a franja que estava mais em falta, mais desfalcada nas assembleias, foi precisamente a dos jovens. Há que perceber onde estamos a falhar, para conseguirmos dar verdadeiramente a conhecer aos jovens como a Eucaristia é fundamental para os cristãos.”

“A fé cristã não é uma educação cívica, é uma relação pessoal, que se vive em comunidade, com a pessoa de Jesus Cristo. E para essa relação é fundamental a participação ativa na Eucaristia”, acrescenta.

De acordo com o Padre Leonel Neves, outra das motivações para a escolha de Carlo Acutis é o “facto de ser um jovem muito ligado à informática”, havendo a esperança que venha a ser reconhecido como padroeiro da informática e da internet.

“Sabemos que neste tempo esse meio ganhou um novo relevo. A forma como comunicamos online entrou definitivamente na pastoral da Igreja, mesmo sabendo a importância do encontro presencial”, considerou.

O Padre Leonel Neves lembrou ainda o 3º aniversário do falecimento do fundador da Paróquia de Quinta do Anjo, D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, a quem pediu a bênção e intercessão neste novo ano pastoral.

“Irmãos, mais uma vez, vos convoco para este novo ano, caminhando na esperança de que o Senhor quer realizar uma grande obra em nós. Sobretudo nestes tempos difíceis, o Senhor ressuscita os grandes santos daquele tempo. Da Paróquia da Quinta do Anjo, queremos que saiam grandes santos do século XXI”, termina.

Carlo Acutis nasceu em maio de 1991, em Londres mas viveu toda a sua vida em Itália. Faleceu em setembro de 2006, em Monza (Itália), com 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, sendo apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática.

O processo de beatificação de Carlo Acutis iniciou em 2013. O Papa Francisco confirmou sua vida de virtude heróica a 5 de julho de 2018 e nomeou-o “Venerável”. A 21 de fevereiro de 2020, o Santo Padre autorizou a sua beatificação, que está agendada para o próximo dia 10 de outubro, em Assis.

JM

Quinta do Anjo – Juventude: Visita Pastoral do Bispo de Setúbal