Setúbal: Festa de São Paulo e 24º aniversário da dedicação da Igreja de São Paulo

20210129-dia-de-sao-paulo

O Senhor Bispo de Setúbal, D José Ornelas, presidiu à celebração da Santa Missa, concelebrada pelo Padre Gusmão, fundador desta paróquia e pelo Padre Luís Ferreira, atual pároco. Dada a conjuntura actual, a comunidade foi convidada a participar on-line, na bonita cerimónia.

Em tempo de pandemia foi pedida a intercessão de São Paulo, para vir em auxílio de toda a comunidade, família, amigos, do nosso país e do mundo. E resta-nos a esperança de para o ano, na celebração das Bodas de Prata da igreja paroquial, podermos celebrar presencialmente o nosso padroeiro.

Conferência sobre São Paulo

No contexto desta data festiva, realizou-se a Conferência “São Paulo e a Luz que é Cristo”, proferida pelo Padre Daniel Nascimento.

A Comunidade foi convidada a participar on-line. O Padre Daniel, numa excelente exposição, levou-nos a refletir nalguns pontos da conversão de S Paulo – Como é que a Luz de Cristo brilha nas suas cartas e nos seus escritos?

A conversão de São Paulo, tal como aconteceu com ele, deve levar-nos a um “cair de nós mesmos”, a uma transformação do nosso modo de viver, porque o encontro com Cristo transforma-nos.

Será que podemos chamar uma verdadeira conversão, uma vez que Paulo já era crente? Devemos associar à conversão de Paulo uma entrega nas mãos de Deus – uma vocação, que quer dizer chamamento.

São Paulo ajuda-nos a “ver” as Escrituras. O Antigo Testamento é a chave para perceber os traços de Cristo, na 1ª Carta aos Coríntios, referindo-se ao Êxodo, todos beberam da mesma bebida; pois bebiam de um rochedo espiritual que os seguia, e esse rochedo era Cristo. (1 Cor 10, 3).

O “estar” em Cristo, leva-nos a uma reconfiguração das relações humanas e sociais. “Se és cristão, isso muda a tua forma de lidar com os outros”. Devemos servir a Deus com humildade, sentirmo-nos pequenos para que Deus se faça grande em nós! E a concluir, desafiou-nos a refletir: o que é que Deus quer de mim?

Maria do Rosário Alaertes, paroquiana de São Paulo – Setúbal

29 de Janeiro de 2021