Semana Santa: Celebração do Mistério Pascal em segurança

2021032021-pascoa-celebracoes

A Diocese de Setúbal, em todas as suas Paróquias, prepara-se para as celebrações pascais, observando as normas de segurança e saúde pública, depois de um tempo de confinamento geral. O Bispo de Setúbal presidirá aos vários momentos litúrgicos da Semana Santa, que serão abertos à comunidade, com exceção da Missa Crismal cuja participação é restrita ao clero diocesano, em virtude da situação pandémica que estamos a viver.

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, com Eucaristia e bênção dos Ramos. D. José Ornelas vai presidir à celebração pelas 12 horas na Sé de Setúbal, contando com a presença física de fiéis.

O Tríduo Pascal começa na Quinta-feira Santa, este ano a 1 de abril, com a Missa Crismal. É o momento litúrgico, por excelência, em que o clero da Diocese se reúne para a renovação das suas promessas sacerdotais. É também nesta Eucaristia que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, administrados nas paróquias ao longo do ano.

Presidida pelo Bispo de Setúbal, a Missa Crismal está agendada para as 10h30 e decorre na Sé de Setúbal. A celebração é, este ano, restrita ao clero da Diocese devido à situação pandémica que estamos a viver. Tendo em atenção a limitação à circulação de pessoas entre concelhos, os fiéis são convidados a acompanhar a transmissão online através das redes sociais e website da Diocese.

D. José Ornelas celebra a Missa da Ceia do Senhor pelas 19h30 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Faralhão. Já na Sexta-feira Santa, preside à celebração litúrgica da Paixão do Senhor pelas 15 horas, e no Sábado Santo à Vigília Pascal, a partir das 23 horas. Estes dois últimos momentos decorrem na Sé de Setúbal.

No Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, o Prelado desloca-se à Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha, onde celebrará a Missa do Dia, pelas 11h30.

Orientações e restrições

Recorde-se o apelo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) no regresso das celebrações públicas para uma participação nas celebrações pascais com responsabilidade e segurança, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020 e em consonância com as normas das autoridades de saúde.

No comunicado da CEP de 11 de março de 2021, os bispos recomendam que se evitem “procissões e outras expressões da piedade popular, como as “visitas pascais” e a “saída simbólica” de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública”, bem como se atentam algumas orientações para as celebrações da Semana Santa, na sequência da Nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, de 17 de fevereiro de 2021. Também o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, divulgou algumas indicações para a celebração da Semana Santa e Páscoa “em tempo de pandemia”.

Relembre-se ainda que o Governo determinou a proibição de circulação entre concelhos a partir de 26 de março, com exceção para quem apresente uma justificação. A medida vigora até 5 de abril, segunda-feira, com o intuito de desencorajar os portugueses às suas habituais deslocações na quadra festiva.

Semana Santa: celebrações presididas pelo Bispo de Setúbal

Domingo de Ramos [28 de março]

• 12h00 | Sé de Setúbal: Missa dos Ramos

Quinta-Feira Santa [1 de abril]