Sentido 23: Jovens foram desafiados a ser um “testemunho vivo, apetecível e alegre” de Cristo

20210704-sentido-23-arco_nota_site_02

Em março, os jovens da Diocese estiverem reunidos em oração, no âmbito do itinerário Sentido 23, desta vez, unidos a São José, no mês e no ano que lhe é dedicado.

A cada dia 23, o Departamento da Juventude da Diocese promove um encontro Sentido 23, um momento de oração que se insere no itinerário #GetReady e que pretende introduzir os jovens numa peregrinação mensal que passará por diversos pontos de interesse da Diocese de Setúbal, sendo esta uma oportunidade de os conhecer.

Neste mês de março, o encontro foi preparado e animado pelo grupo Jovens Sem Fronteiras da paróquia de São José Operário (Laranjeiro/Feijó), tendo contado com a participação de jovens e adultos de toda a Diocese, através da plataforma Zoom, com transmissão para as redes sociais do Departamento.

O início do encontro foi marcado pelo testemunho da Gabriela Prado, missionária da Comunidade Shalom. Como São José, também esta jovem brasileira escutou a voz do Senhor a chamá-la para ir em missão para fora do seu país. Nos últimos três anos, na missão que tem realizado em Almada, sente-se enriquecida pela graça da partilha de vida com cada um daqueles com que se vai cruzando.

A celebração foi presidida pelo Padre Álvaro Lago, sdb, assistente espiritual do Departamento da Juventude (em conjunto com o Pe. Cláudio Rodrigues). Ao falar aos jovens sobre São José, o Pe. Álvaro desafio-os a ser “pequenos Josés”, referindo que no mundo há muitos jovens que precisam destes pais que os introduzam na experiência de comunhão com Jesus.  Para isso, convidou a todos a procurar ser um “testemunho vivo, apetecível e alegre para que outros possam experimentar a vida do Senhor em nós.”

Os Jovens Sem Fronteiras, responsáveis pela preparação do encontro, deixaram o seu testemunho:

Os Jovens Sem Fronteiras do Feijó agradecem a oportunidade de ter participado neste encontro do Sentido 23. Foi importante adentrarmo-nos no espírito da Jornada Mundial da Juventude, apesar de esta ainda estar distante: como que um aperitivo de um grande banquete que está para vir e que será uma grande graça para muitos. Foi também importante sentirmos a presença e a comunhão de outros jovens como nós: iluminados pelo batismo, que também desejam a vi(n)da do Reino — sobretudo numa época em que toda a gente é obrigada a estar afastada.

Sendo nós um grupo recém-criado, estamos contentes pela forma como pudemos apresentar-nos a esta mãe que é a Igreja de Setúbal, bem como mostrar a nossa vontade de participar na vida eclesial. Tratou-se ainda de um momento de aprendizagem para os nossos membros mais recentes, pois foi o primeiro encontro em larga escala que eles tiveram.

Por fim, não podemos deixar de ressaltar um aspeto curioso: a pessoa de São José. Vimos de uma paróquia dedicada a São José, e dinamizar um encontro sobre São José — no mês de São José — no ano de São José: foi uma excelente combinação! No seio da nossa paróquia, temos andado a redescobrir, com a ajuda do nosso pároco, a verdadeira devoção ao glorioso esposo de Maria; portanto, foi ótimo reforçar esta espiritualidade através das meditações que escutámos.

Esperamos que também nós consigamos seguir o exemplo deste grande santo: a forte atenção à voz de Deus; a aceitação pronta e incondicional das missões que Ele tiver para nós. Que seja este o desejo de todos os jovens cristãos de Setúbal enquanto se preparam para o grande dia.

Os jovens da Paróquia de Santa Margarida, do Lavradio, não puderam estar presentes, mas quiseram partilhar a sua oração por todos aqueles que passam por alguma dificuldade, através de um vídeo que circulou pelas redes sociais.

Temos encontro marcado no próximo dia 23 de abril, neste caminho que conta com todos! Mais informações serão disponibilizadas brevemente.

Até lá! Setúbal, #GetReady!

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Juventude: “Sentido 23” anima caminho para a JMJ Lisboa 2023