Família: experiências de diálogo familiar marcam encontro formativo promovido pela pastoral diocesana

Decorreu no dia 16 de abril o 4º Encontro formativo promovido pela Equipa da Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal, subordinado ao tema: “O Diálogo em Família”, que teve como casal convidado a Madalena e o João Maia, casados há 14 anos, pais de cinco filhos, à espera do sexto, e um dos casais envolvidos, há vários anos, na formação de namorados e de Famílias do Movimento dos Focolares.

Este 4º encontro, também denominado de “Encontro Dialogante”, foi emitido, em direto, via plataforma Zoom e através do Facebook da Pastoral Familiar e da Diocese de Setúbal, tendo contado com uma plateia muito atenta e bastante interativa.

Percorremos, junto com o casal convidado, várias experiências familiares que nos ajudaram a refletir sobre a importância dos espaços e tempos de diálogo profundo em família, onde se oiça e acolha o outro sem julgamentos e com perdão. Falou-se ainda dos desafios que as novas tecnologias colocam à comunicação na família e possíveis respostas.

As palavras serão sempre poucas para descrever este encontro e o seu impacto, bem como para agradecer ao Casal Madalena e João Maia, a sua disponibilidade, e a partilha franca e sincera de alguns dos seus erros, adaptações, aprendizagens e vitórias ao longo do caminho enquanto família. Foram vários os episódios em que cada um de nós se poderia ver refletido com maior ou menor exatidão. Valiosa esta partilha, sem máscaras ou tabus que muito nos poderá ajudar no caminho conjugal e familiar.

Por isso, sintam-se à vontade para ver ou rever a gravação deste Encontro, em casal, na paróquia, ou com outros casais. A gravação está disponível no Facebook da Pastoral Familiar de Setúbal e no Canal de Youtube da Diocese de Setúbal.

Acompanhem e partilhem a Pastoral Familiar:

Contamos convosco. Juntos somos família!

A Equipa da Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal

21 de Abril de 2021